Estratégia Digital

Entrevista Marketing Digital 360 – Empreendedor de Sucesso

por

em

O episódio 6 do Notícias Marketing Digital 360 marcou a diferença por trazer ao programa o primeiro convidado em entrevista: José Cardoso, gestor e responsável pelo Portal do Sucesso.
Numa conversa informal e aberta ao público que assistia em direto através do Youtube, Vasco Marques foi colocando questões e este empreendedor de sucesso.

VM: Como surgiu a ideia e em que contexto nasce o Portal do Sucesso?
JC: Eu trabalhava na banca, mas sempre tive o desejo de ter um negócio próprio. Quando tirei o curso de formador, tinha o objetivo de ministrar um curso relacionado com a banca, mas que não existia no mercado. Então, decidi projetar essas formação e propô-la a uma entidade. Como a resposta não foi imediata decidi que era a altura certa para lançar eu próprio essa formação e assim nasce o Portal do Sucesso, na altura um site que apresentava esse curso.

VM: Isso foi há quanto tempo?
JC: Foi em 2008. A marca foi registada, embora a empresa tenha arrancado mais tarde, em 2010.

VM: Essa ideia que tinhas era um sonho, surgiu de repente, foi um conjunto de situações?
JC: Foi um conjunto de situações. Na altura eu não estava totalmente realizado com a minha atividade profissional e sentia necessidade de ter um projeto paralelo. A verdade é que esse projeto foi crescendo, tornando-se o principal projeto em 2010, quando saio definitivamente da minha atividade na banca.

VM: Essa decisão de sair uma situação “confortável” e segura para arriscar num projeto novo foi difícil? Achas que também tem a ver com uma questão de personalidade?
JC: Eu acho que também depende da personalidade das pessoas, porque não é fácil sair da área de conforto e embarcar num projeto por conta própria que pode falhar a qualquer momento. De todas as formas é sempre um processo complicado porque há que enfrentar uma serie de barreiras relacionadas com o mercado. Depois não há um salário certo ao final do mês. O segredo é trabalhar muito, acreditar no projeto e encontrar parceiros estratégicos que também acreditem e apostem na nossa ideia. Isso dá-nos muita força e vontade de continuar.

VM: Uma das vertentes do Portal do Sucesso foi a organização e realização de eventos de sensibilização gratuitos sobre diferentes áreas de formação, na qual eu também estive envolvido. Em que medida achas importante este tipo de iniciativa e que dicas em relação à forma como devem ser organizados?
JC: É extremamente importante estar no terreno, porque há também um público que não está no digital e é uma forma de chegar a ele. Uma dica é ter um espaço preparado para receber o número de pessoas que se inscrevem no evento, mas acrescentar a esse número uma margem para eventuais presenças de última hora. Outra dica é reforçar a mensagem do evento, por exemplo, enviando um email ou sms no dia do evento, para relembrar os inscritos da iniciativa.

VM: Achas que ainda hoje obténs resultados desses eventos presenciais, alguns realizados já há dois anos?
JC: Sem dúvida. Aliás, o retorno deste tipo de iniciativa nem sempre ou melhor, quase nunca é imediato. No Portal do Sucesso temos aquilo a que chamo os “seguidores silenciosos”, pessoas que estiveram presentes nos nossos eventos e que vão estando presente na atualidade do Portal do Sucesso, manifestando-se de quando e em vez.

VM: Lembro que no evento que realizamos “Google e Negócios na Internet”, onde tivemos 200 pessoas gerou-se um espaço de networking muito interessante…
JC: Sim. Eu costumo dizer que é muito importante conversar com as pessoas e dar-lhes a atenção merecida. Se estivermos atrasados é importante explicar. Pior do que um atraso é não haver informação.

VM: Atualmente, no que diz respeito a área do Marketing Digital, como está o Portal do Sucesso a atuar?
JM: Neste momento, o Portal do Sucesso tem 7 a 8 marcas associadas, todas com site criado, embora ainda algumas offline. Mas a estratégia continua a passar por uma forte dinâmica na área do Marketing Digital.
O Portal Decor.pt é um bom exemplo: um site criado e destinado só aos cursos de decoração de interiores. Com a possibilidade de os formandos comprarem o curso na loja online.

VM: Então a ideia foi criar um site para cada área de negócio da empresa?
JC: Sim precisamente. Todas elencadas no site institucional. Esta comunicação digital separada acaba por não confundir os diferentes públicos que se pretendem atingir. Para além do site dedicado a cada área de negócio, existe a presença no Facebook.

VM: E em relação ao Youtube? Como estás a utilizar?
JC: Temos os testemunhos dos nossos formandos em vídeo que tem sido muito interessante usar como estratégia de promoção do Portal.

VM: Acreditas no online a curto prazo? Ou seja, qual a tua opinião em relação ao alcance dos cursos online, nomeadamente em países de expressão portuguesa?
JC: Temos muitas pessoas a pedirem as nossas ações de formação noutras regiões do país. Por outro lado, temos também pessoas que estão além-fronteiras: Brasil, Angola, Moçambique, etc.. Estamos por isso a criar dois cursos totalmente online: o curso 3D e o Design de Interiores.

VM: Que sugestões darias em quem quer criar o seu próprio negocio?
JC: Acreditar na sua ideia, ter os pés bem assentes no chão e saber que haverá algumas dificuldades, mas que podem ser ultrapassadas. Apostar nos eventos presencias como forma de autopromoção e ter uma boa estratégia digital. No fundo, uma estratégia multicanal.

Veja o vídeo com a entrevista

Sobre