Youtube Vídeo Marketing

YouTube: 10 anos a marcar as nossas vidas

em

Há 10 anos nasceu aquele que é, atualmente, o maior canal de vídeo do mundo: o YouTube.

Foi precisamente no dia dos namorados (14 de fevereiro de 2005) que o YouTube arranca oficialmente,  pelas mãos dos seus três fundadores Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, na altura colaboradores da PayPal.

Fundadores YouTube

cofundadores-youtube

O criadores do YouTube: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

O primeiro vídeo foi publicado em Abril de 2005 por um dos co-fundadores do YouTube – Jawed Karim. O vídeo, com cerca de 18 segundos, mostra Jawed num Jardim Zoológico de San Diego, na Califórnia, junto da jaula dos elefantes.

Desde que foi carregado  já foi visto mais 17.430.857 vezes.

Primeiro Vídeo do YouTube – Me at the Zoo

 

O YouTube em 2005 – Lembra-se?

YouTube 2005

 

Em novembro de 2006 o YouTube faz o seu maior negócio: é comprado pela Google por 1,65 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros).

A popularidade da plataforma continuou a crescer desde então, bem como o número de vídeos publicados.

Em julho de 2009, o YouTube lança o 3D. No final desse mesmo ano, Chad Hurley (um dos cofundadores YouTube) revela que a plataforma tinha ultrapassado os dois mil milhões de visualizações por dia.

O Presente

Hoje, o YouTube possui mil milhões de utilizadores e 300 horas de vídeo carregadas por minuto. São números no mínimo impressionantes!

O vídeo mais visto de todos os tempos foi publicado no dia 15 de julho de 2012. Trata-se do popular  vídeo clip do artista sul-coreano PSY – Gangnam Style, com mais de 2.240.418.591 visualizações

Vídeo mais vizualizado do YouTube – Gangnam Style

Fenómeno YouTube

O YouTube veio revolucionar a forma como hoje encaramos a Internet e como consumimos conteúdos. Foi o responsável pela democratização do vídeo, e tornou  possível que qualquer um de nós publicasse rapidamente um vídeo que milhões de pessoas poderiam ver a seguir.

Hoje, a partilha de vídeos no YouTube é uma das vertentes que carateriza a atual cultura da Internet, como se esta já não fizesse qualquer sentido sem o YouTube.

É, por isso, inegável a importância desta plataforma que veio abrir caminho para novas tendências na content marketing, como por exemplo a  crescente  importância do vídeo enquanto formato multimédia.

YouTube em 2015

YouTube2015

 

No YouTube a maior parte dos conteúdos é criada por utilizadores anónimos. Muitos deles saltam, literalmente, para um nível de popularidade que os torna verdadeiras estrelas da Internet.

Nestes 10 anos o YouTube inovou e irá continuar a apresentar aos utilizadores novidades que visam superar as suas expectativas. Exemplo disso é a recente passagem em definitivo da tecnologia Flash para o HTML5.

Gradualmente começam também a surgir os primeiros vídeos com resolução 4K (UltraHD) que apresentam melhor qualidade de imagem do que a atual televisão por cabo.

Recorde a Viagem ao Futuro do YouTube que publicamos neste Portal e que continuará em breve!

O expectativa é que o YouTube continue a surpreender-nos.

Parabéns YouTube!

 

Sobre Marketing Digital 360

O conceito Marketing Digital 360 traduz a abrangência total e integrada de canais, técnicas e ferramentas que a Internet (enquanto plataforma comunicacional e maior fonte de informação do mundo) disponibiliza a pessoas e empresas. A integração das principais áreas de conhecimento do marketing digital representa oportunidades competitivas de excelência para os negócios, e proporciona mais e melhores resultados. O Marketing Digital 360 combinado com as técnicas de marketing tradicional descreve um modelo de negócio atual, dinâmico, eficiente e em constante evolução.

Recomendado para si