Vídeo Marketing

Vidcon: o maio evento mundial de vídeo online

em

Vidcon: o maio evento mundial de vídeo online

A Vidcon é o maior evento mundial dedicado ao vídeo online e este ano decorreu, pela primeira vez, em Londres, entre 14 e 17 de fevereiro. O evento contou com a participação de alguns dos mais populares “vlogger” da atualidade, estiveram também presentes representantes das maiores empresas da área e principalmente muitos fãs.

A Vidcon foi criada originalmente em 2010 pelos irmãos Hank e John Green como uma reunião de “Vloggers “no Sul da Califórnia, depressa se tornou um evento de referência do vídeo online. Jim Louderback (CEO da Vidcon) e a sua equipa expandiram este evento para além da fronteira dos Estados Unidos tendo já sido realizado em Amesterdão e Melbourne em 2017 e 2018.

Como parte dessa estratégia de expansão, de acordo com Louderback, trazer este evento a Londres faz todo o sentido, porque para além de ser uma cidade onde existe uma forte comunidade apaixonada pelo vídeo online, a facilidade de acesso e centralidade atrai facilmente participantes de toda a Europa, mesmo apesar do Brexit, e constitui uma excelente oportunidade de aproximar criadores, profissionais da área e os fãs.

Novidade Instagram Keynote (Vidicon)

Resumo Vidicon – dia 1

Momentos Vidicon dia 1

Mantendo-se fiel à sua estrutura original do evento, a edição de Londres também foi dividida em três “tracks” ou áreas, o “Community track” dedicado ao entretenimento, diversão e interação, o “Creator Track” que inclui workshops com “Vloggers” de sucesso, sessões de perguntas e respostas que dão aos criadores de conteúdo uma oportunidade única para aprenderem com os “Vloggers” de maior sucesso. E por último o “Industry Track” dedicado às empresas e marcas que procuram construir o seu negócio no campo do vídeo online.

O “Industry Track” decorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro dedicado exclusivamente aos profissionais da área onde foram apresentadas soluções, estratégias e ferramentas para estes profissionais alcançarem o sucesso.

Foi possível assistir palestras com Ashley Yuki (Product Manager – Instagram) que falou sobre a sua visão do futuro do conteúdo em vídeo na IGTV, stories e do instagram em geral. Também Anna Rafferty,( diretora Global, digital Marketing – BBC Studios) partilhou a sua experiência e enfatizou a necessidade de analisar e utilizar dados e tendências para criar os conteúdos certos para alcançar mais audiências.

Momentos Vidcon dia 2
Live com Frederico Carvalho – dia 2
Balanço dia 2

As preocupações sociais também foram abordadas no evento e Emma Ross (influenciadora) explicou como uma marca pode utilizar o vídeo nas redes sociais para criar um impacto positivo na sociedade.

Também a perspetiva mais comercial foi debatida, e um bom exemplo é a palestra dada por Gavin Bell (fundador da Blue Cliff Media), um dos principais experts de facebook no Reino Unido, que explicou como se constrói e se fazer crescer um negocio, e como gerar lucro utilizando publicidade no facebook.

O “Creator Track” decorreu nos dias 15, 16 e 17, onde além de inúmeras atividades os participantes puderam assistir a workshops onde foram dadas dicas preciosas para quem quer produzir mais e melhor conteúdo e fazer crescer a audiência e a sua interação com ela. Foi também uma oportunidade única de networking.

De entre os diversos workshops sobre os mais variados temas podemos referir o de Cassius Rayner (Smartphone Filmmaker – MetFilm School), que mostrou como se pode fazer vídeos de qualidade utilizando o iphone. Deu dicas das melhores práticas a serem utilizadas, melhores equipamentos e software de edição, tudo que um criador de vídeo precisa de saber, para que, com equipamento a preço acessível consiga produzir vídeos com qualidade profissional.

Também nesta área de criadores esteve presente Matt Gielen (Presidente – Little Monster Media Co.) que trouxe uma perspetiva em como analisar os dados e as métricas da interação dos fãs com o conteúdo, para melhorar a performance do canal.

Um dos workshop muito apreciados pelos criadores foi o apresentado por Maxin Jago (Director – Maxim ltd), que deu uma “MasterClass” em como utilizar as ferramentas da Adobe para criar vídeos com transições, efeitos e filtros de cor, de forma simples mas com aparência profissional.

Vidicon dia 3

Vidicon dia 3

O Instagram também esteve representado nesta área com Jon Youshaei que falou sobre como usar a IGTV para criar a sua audiência.

Um dos criadores de maior relevo atualmente o Goubtube que em apenas dois anos conseguiu mais de dois biliões de visualizações nas redes sociais, falou da sua experiencia e da necessidade que sentiu de se readaptar devido à constante evolução neste meio, e também explicou um pouco do seu processo criativo e em como consegue criar vídeos virais, de acordo com este criador o seu segredo é criar vídeos com os quais a sua audiência se consiga relacionar.

E por último o “Community track” que decorreu entre os dias 15 e 17, e iniciou-se com um espetáculo de abertura apresentado por Dean Dobbs e Jack Howard da dupla de comediantes Jack&Dean, que contou com a participação das irmãs Merrell Twins, Gabbie Hanna, Patrick Star, Rhett & Link entre outros.

Após este espetáculo de abertura a noite terminou com um concerto da dupla norte americana Rhett & Link.

Neste track também foram realizadas algumas palestras interessantes sobre variados temas como online bullying, ou como equilibrar a vida online e a offline e as consequências que pode ter a partilhar com o mundo da vida pessoal.

Vidicon dia 4
Vidicon dia 4

A par destas palestras a Vidcon deu a quem participou no evento a possibilidade, através de um sorteio realizado, de um breve encontro com as suas estrelas favoritas. Mas a principal atração para a maioria dos fãs decorreu no salão principal onde marcas como a Adobe, GoPro, Logitech, MTV mostraram as suas últimas novidades ou simplesmente proporcionavam aos fãs alguma experiencia divertida que entusiasmou os fãs presentes. Também neste salão havia a possibilidade para os mais nostálgicos jogarem vídeo jogos “vintage” em consolas e computadores de década passadas, ou comprarem merchandising do seu vlogger favorito.

O Youtube, o Facebook e o Instagram tinham também salas de acesso restrito, reservadas apenas para os principais criadores presentes no evento e para alguns membros da comunicação social, onde para além da oportunidade de networking, foram divulgadas várias novidades em primeira mão, pelos próprios representantes das plataformas, que estão a ser preparadas e serão brevemente lançadas especificamente para os criadores de conteúdo.

Durante este evento foi anunciado por Patrick Walker que é o diretor de Media Partnerships do facebook, que esta plataforma vai expandir as ferramentas de monetização para os criadores, e também expandir o teste de subscrições de paginas para mais quatro países na europa.

Em conclusão este evento contou com a participação durante os quatro dias, de cerca de treze mil pessoas e incluiu palestas e workshop com os principais especialistas de plataformas como o Facebook, instagram, MTV, Youtube, apenas para nomear alguns. Também para os fãs houve a oportunidade de conhecer os seus criadores favoritos.

A Vidcon regressa já no próximo julho, mas desta vez na sua casa original na Califórnia onde mais uma vez estarão presentes os principais “vloggers” mundiais, as principais marcas e os apaixonados pelo vídeo online.

Sobre Marketing Digital 360

O conceito Marketing Digital 360 traduz a abrangência total e integrada de canais, técnicas e ferramentas que a Internet (enquanto plataforma comunicacional e maior fonte de informação do mundo) disponibiliza a pessoas e empresas. A integração das principais áreas de conhecimento do marketing digital representa oportunidades competitivas de excelência para os negócios, e proporciona mais e melhores resultados. O Marketing Digital 360 combinado com as técnicas de marketing tradicional descreve um modelo de negócio atual, dinâmico, eficiente e em constante evolução.

Recomendado para si