Redes Sociais

A Importância das hashtags no Instagram

em

Através das hashtags, pode facilmente, fazer com que pessoas que não o seguem no Instagram, encontrem os seus conteúdos.

Apesar das hashtags terem a sua origem no Twitter, rapidamente tornaram-se parte das redes sociais. Neste momento, a utilização das hashtags no Instagram é maior do que no Twitter.

Esta excessiva utilização deve-se ao facto das organizações perceberem que o sucesso da sua presença no Instagram depende da correta utilização das hashtags.

As hashtags são bastante importantes na estratégia de marketing digital no Instagram.

Uma das maneiras de as pessoas encontrarem os conteúdos de que mais gostam no Instagram é recorrendo à procura através das hashtags.

Cada conteúdo que publica no Instagram pode ser acompanhado por uma curta mensagem de captação e algumas hashtags. As hashtags ajudam a organizar e a categorizar o conteúdo seja uma imagem ou seja  um vídeo, que adiciona no processo de otimização do seu perfil.

Por exemplo, uma agência de viagens que publica no Instagram uma imagem do pôr-do-sol tirada em Cascais e usa hashtags #pôr-do-sol e #Cascais. Quando um utilizador estiver à procura de Cascais no Instagram, introduz a hashtag #Cascais e encontra a imagem que foi publicada por si.

Ao utilizar estas duas hashtags a imagem é catalogada e, deste modo, qualquer utilizador do Instagram que procura por pôr-do-sol e imagens de Cascais irá encontrar o seu conteúdo, mesmo que não esteja a segui-lo no Instagram. Qualquer utilizador desta rede social pode partilhar a sua imagem, adicionando outra hashtag, por exemplo #sol, o que torna o círculo de pessoas que vêm o seu conteúdo muito maior.

A hashtag não fica somente na plataforma. Quando alguém partilha o seu conteúdo do Instagram para o Facebook, as hashtags introduzidas na imagem são publicadas juntamente. Isto quer dizer que o seu conteúdo tem maior probabilidade de ser descoberto por outros fãs, os quais não seguem a sua página ou perfil no Facebook ou que estão fazer pesquisa na procura do Facebook.

Desta simples forma, as empresas e/ou qualquer utilizador com pouca expressão no Instagram, conseguem obter uma exposição de maior dimensão no que diz respeito aos conteúdos que publicam.

O utilizador do Instagram vê as hashtags como uma ferramenta para melhorara sua experiência nas redes sociais. Mas os estrategas vêm o potencial de construírem comunidades, potencializar a marca, o reconhecimento e a expansão online do seu negócio. Pequenas organizações tendem a cometer dois erros no uso das hashtags: uso excessivo e de forma irrelevante.

Como regra geral. Em cada imagem e vídeo deve incluir uma pequena descrição de captação. Apesar de poder incluir até 30 hashtags, deve considerar que não deve utilizar mais que três a cinco.

Pode ser tentador usar hashtags que são populares na esperança em alcançar centenas ou milhões de utilizadores no Instagram. Por exemplo, uma das hashtags mais populares é #love e tem sido aplicada em mais de 184 milhões de imagens. Se uma empresa utilizar esta hashtag nas suas fotografias, não traz qualquer benefício ao seu negócio, se não for enquadrável na sua área de atuação.

Algumas das hashtags mais populares podem trazer alguma relevância ao seu negócio, no entanto, os utilizadores podem decidir ignorá-los ou podem rotulá-las como abuso ou spam.

Muitas marcas de sucesso que estão no Instagram usam hashtags que dominam na rede social ou então criam uma que traga relevância à sua marca, como foi o caso da Nike que durante o campeonato do mundo de futebol de 2014 no Brasil, usou uma única hashtag #justdoit em todas as suas publicações.

O Instagram é uma rede social que usa em pleno direito as hashtags para organizar e para catalogar a sua vasta coleção de conteúdos quer sejam imagens, quer sejam vídeos. Se utilizar bem as hashtags, estas vão ajudá-lo a alcançar um público mais vasto através do uso de palavras-chaves que identificam a sua marca.

Está a usar as hashtags no Instagram, em consonância com a sua estratégia de marketing digital? Tem a sua própria hashtag ou usa uma hashtag popular?

Sobre Mafalda Borralho

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, com especialização em Análise Organizacional. Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos. Master em Marketing Digital. Entre vários cursos na área das redes sociais e social media. Consultora de MKT Digital, gestão de redes sociais, social media e websites.

Recomendado para si