Redes Sociais

Como maximizar a sua experiência no LinkedIn

em

1) Convites Modelo… não os use! Seja melhor que isso!
Os modelos aborrecidos apenas querem dizer: “Não tenho 10 segundos para enviar-lhe uma mensagem personalizada”. Quer destacar-se? Então, faça algo diferente.

2) Evite “IDKs”. “IDK”, do inglês “I don’t know”, significa “Eu não conheço”. Quando alguém seleciona essa opção em resposta ao seu convite, será listado pelo LinkedIn. Se obtiver vários será advertido de que, se continuar a fazê-lo, poderá ser incapacitado de enviar convites.
Para limitar a probabilidade de obter um IDK faça o seguinte: em primeiro lugar, conforme referido acima, evite usar o modelo do LinkedIn para enviar convites. Seguidamente coloque a seguinte linha no seu convite: “Caso opte por não aceitar o convite, simplesmente ignore esta mensagem em vez de seleccionar o botão Eu não conheço (insira o seu nome aqui)”.

3) Não basta aceitar convites…responda aos mesmos! Um simples “Obrigado pelo seu convite Paulo. Sinto-me lisonjeado por fazer parte da sua rede de contactos” ajuda-o a destacar-se de todos aqueles que simplesmente aceitam os convites. Esta é a forma mais efetiva de estabelecer uma verdadeira ligação.Mantenha esta filosofia como regra!
Nota: Quando aceito um convite, também incluo links das outras redes sociais onde nos podemos ligar. Porquê? Em primeiro lugar, porque o seu contacto pode não ser tão ativo no LinkedIn como nas outras redes. Porquê limitar as possibilidades? Além disso, em qualquer relacionamento, há mais que um lugar onde as pessoas se podem encontrar. Eu posso ver um lado completamente diferente de alguém no Twitter ou no Facebook do que iria ver se limitasse as coisas apenas ao LinkedIn. Adicionalmente, é também uma forma de começarem a ver as diferentes posturas que tenho nas diferentes Redes Sociais onde tenho presença ativa!

4) Atualizações de Status: Use-as! Certifique-se que fica visível no radar da sua rede através das atualizações diárias. Inclua uma dica útil, algumas citações de inspiração, um link para um artigo útil, algo engraçado, etc. Certifique-se que não é sempre um comentário centrado no “eu” que tende a desgastar-se rapidamente!
Nota: Ligue-se a recrutadores e partilhe as ofertas de empregos que eles colocam na sua atualização de estado. Eu tenho certeza que poderá ajudar alguém da sua rede!

5) Atualizações de Status da rede: Todos temos uma história e queremos ser ouvidos. Com o negócio a mover-se à velocidade da luz, a nossa própria individualidade é muitas vezes perdida. Atualizações de status da rede são uma oportunidade de ouro para que possa reconhecer e validar os outros.

6) Assumir uma mentalidade generosa. Esteja disposto a dar voluntariamente sem esperar nada em troca. Poderá fazer isto, assumindo o papel de “casamenteiro” e apresentando pessoas dentro da sua rede. Dê conselhos livremente, ofereça recursos, mencione livros interessantes, websites, etc. É garantido que quando ajuda bastante os outros há uma tendência natural para o quererem ajudar em troca.

7) Participar nos grupos certos!

Os cinco tipos de grupos em que deve participar:

– Grupos da Área. É sempre bom saber o que se está a passar. Não gaste todo o seu tempo aqui!

– Grupos Verticais. Um Grupo Vertical é uma área alvo. Ao juntar-se a um grupo de uma área para o qual tem um interesse futuro, permite-lhe identificar os temas mais importantes, aprender a gíria, identificar influências que poderão fazer a diferença.

– Grupos Locais tanto da sua zona como de zonas onde pretende actuar.

– Grupos Profissionais que o ajudem a melhorar o seu ofício. Por exemplo, um vendedor deverá participar em grupos de vendas, um recrutador em grupos de recursos humanos. Também não deve perder muito tempo nestes grupos.

– Grupos paralelos. Estes são os grupos que partilham o mesmo público-alvo que que lhe interessa, mas estão em diferentes áreas.

8) Participe!
Deve participar em grupos de discussão. Inicie discussões, aumentando a sua visibilidade e o seu destaque. Vai aprender uma coisa ou outra e vai conhecer pessoas que partilham a sua maneira de pensar.

9) Compreender que a chave das Redes Sociais é ser SOCIAL. Ao fazer isso tem que estar mais disposto a fazer mais do que colecionar ligações. Super Importante: evite o conselho de quem lhe diz que o importante é criar uma grande rede de contactos. Deverá assumir um papel ativo, comentado e partilhando!
10) Transporte as ligações do ecrã do computador para a vida real. Tente potenciar contactos pessoais com pessoas da sua rede.

11) Repita comigo…Paciência! O LinkedIn não deve ser encarado como uma estratégia de curto prazo.

Estas são 11 das estratégias que pode implementar para tornar a sua experiência no LinkedIn mais produtiva. Já está a implementar algumas delas?

 

Fonte:https://www.linkedin.com/today/post/article/20140904173451-24261883-how-to-maximize-your-linkedin-experience

Sobre Patrícia Mortinho

Marketing Copywriter e Webdesigner, licenciada em Estudos Portugueses colabora no portalmarketingdigital.com

Recomendado para si