Redes Sociais

Como utilizar o Pinterest para obter mais visibilidade

em

Tráfego do Pinterest: Como utilizar o Pinterest para obter mais visibilidade

Quer gerar mais tráfego para o seu website usando o Pinterest?

Procura formas de melhorar a sua visibilidade no Pinterest?

Para explorar como é que esta plataforma pode ajudar os negócios, num dos episódios do Social Media Examiner, entrevistaram Vincent Ng, anfitrião do podcast Pictures to Profits e autor do livro Pinterest Marketing: How to Search Optimize Your Pins and Boards for Pinterest. Ele é especialista em Pinterest e escreve no blog MCNG Marketing.

No artigo publicado no Social Media Examiner, Vincent explica como utilizar o Pinterest para gerar mais tráfego para o seu website.

Irá descobrir quais os motivos para utilizar o Pinterest como ferramenta de  marketing, dicas sobre imagens e plugins que podem aumentar o tráfego do seu website e que lhe permitem tirar partido desta rede social para a sua empresa, bem como o que necessita saber sobre o Smart Feed do Pinterest e sobre os Promoted Pins.

Ouça as dicas de Vincent Ng sobre como utilizar o Pinterest para ter mais visibilidade

 Eis alguns dos tópicos que irá descobrir:

Tráfego do Pinterest

– Como é que  Vincent se interessou pelo Pinterest

Enquanto usava, com sucesso, o Twitter e o Facebook para as redes sociais dos seus clientes, ele apercebeu-se de que nenhum gerava muito tráfego para o seu blog.

Curioso,  com o rápido crescimento do Pinterest, ele explorou a plataforma e descobriu que havia uma boa quantidade de tráfego gerada a partir daqui para o seu blog. Foi quando decidiu que  tinha de ter presença nesta rede social.

Pinterest Marketing Vicent
Vincent descobriu que o Facebook e o Twitter não geravam tanto tráfego para o seu website como o Pinterest. Está presente nesta rede social desde a sua fase Beta, há 4 anos, e testemunhou todas as mudanças e evoluções da plataforma desde o seu início.

– Motivos para incluir o Pinterest na sua estratégia de marketing

As pessoas interessam-se espontaneamente por imagens atrativas, com qualidade de revista. A informação pode ser processada muito rapidamente quando é vista como uma imagem ou uma fotografia e o Pinterest permite equilibrar imagens partilháveis atrativas para gerar mais tráfego no seu website.

Pinterest Vincet
O Pinterest permite usar imagens partilháveis atrativas para gerar mais tráfego no seu website.

É, também, uma excelente forma de os utilizadores descobrirem coisas que não esperariam. Acaba por  tornar-se um motor de busca visual para produtos e pode relacionar itens com base nos pins ou em pesquisas anteriores.

vincent-search-bar-coffee-table-pinterest
O Pinterest é uma excelente forma de descobrirem coisas que não esperariam

Vincent mostra como muitas pessoas passam pelo Google e vão diretamente para o Pinterest à procura de produtos e tópicos sobre estilos de vida. Isto acontece porque o conteúdo é tratado pelos utilizadores e os resultados são, geralmente, de grande qualidade.

– Os maiores erros que as pessoas cometem no Pinterest

O maior erro que os negócios cometem no Pinterest é o facto de não redirecionarem a fonte de um pin para o seu website. A fonte é o URL para onde quer que os utilizadores sejam direccionados quando clicam no seu pin.

ms-vincent-pinterest-source-url

Certifique-se de que redireciona a fonte do pin para o seu site.

Pode conseguir centenas de pins e repins na sua imagem, mas perde a oportunidade de fazer crescer o seu blog com o Pinterest se não o direcionar para o seu website como sendo a origem do pin.

– O Smart Feed do Pinterest e o que os marketers precisam saber

O Smart Feed do Pinterest é um novo algoritmo baseado na qualidade do Pin, na qualidade da origem do Pin (blog ou website) e na classificação dos Pins. Cada factor é avaliado com base no número de utilizadores que clicam no Pin ou fonte específicos.

As imagens de grande qualidade e as fontes mais populares têm tratamento preferencial no feed do Pinterest. Também aumenta os pins das pessoas que segue e sugere outros pins relacionados com o que é colocado na sua página.

ms-vincent-related-pins

O Smart Feed do Pinterest dá preferência a fontes credíveis, pessoas que segue e pins relacionados.

De acordo com Vincent, existem muitas variáveis em jogo relativamente a este Smart Feed. A principal é se um pin redireciona para um website que gera, normalmente, muitos pins. Se isso acontecer, o website é considerado uma origem credível e qualquer pin daí originário ganha impulso no feed.

– Ter seguidores no Pinterest

Não existe uma forma rápida ou fácil de ter seguidores no Pinterest. É preciso tempo e dedicação e concentrar-se em construir relações com pessoas que partilham as suas paixões e os seus interesses.

ms-pinterest-closeup-ipad-shutterstock

Ter seguidores que partilham as suas paixões no Pinterest | Fonte da imagem: Shutterstock

Mesmo que um utilizador com centenas de milhares de seguidores coloque um pin no seu conteúdo e verifique um pico no tráfego, não há garantias de que isto vá acontecer de modo consistente ou que o leve ao sucesso a longo prazo. Vincent explora a elevada taxa de rejeição que se segue aos picos no seu tráfego de Pinterest e as razões para tal acontecer.

Este autor considera que os marketers devem ter uma conta para empresas no Pinterest. Estas contas são necessárias para aceder aos dados do analytics, entre outros, e para publicitar no Pinterest.

– Dicas sobre gerar tráfego para um website a partir de um pin

Só é necessário um pin para se tornar viral e gerar imenso tráfego para o seu website. Ele apresenta três dicas sobre como ser visualizado no Pinterest:

1. Criar imagens bonitas e verticais visíveis tanto em telemóveis como em computadores. Se não otimizar os seus pins para serem visíveis em telemóveis e  em computadores, poderá perder oportunidades de ganhar visibilidade dos seus pins. A utilização mobile no Pinterest é bastante elevada. As suas imagens devem destacar-se pois estão a competir com centenas de outros pins, a cada minuto.

ms-vincent-ng-pinterest-vertical-images
Otimize as suas imagens do Pinterest tanto para telemóvel como para computador

2. Colocar pins consistentemente. Vincent recomenda que passe cerca de 10 a 15 minutos por dia no Pinterest. Os utilizadores que interagem regularmente com o Pinterest e partilham consistentemente boas imagens são recompensados com um tratamento preferencial no feed.

3. Adicionar um botão Pin It no seu website. Ao publicar, pode obter mais pins a partir do seu website se melhorar a partilha social no seu blog. Isto é algo crítico para a versão mobile do seu website porque não pode passar o rato por cima da imagem para colocar o pin, como faz no computador.

ms-vincent-ng-pin-it-button
Com os botões Pin It no seu website pode obter mais pins do seu conteúdo. Imagem de cortesia do Pinterest

– O que os marketers precisam de saber sobre os Promoted Pins

A plataforma de publicidade do Pinterest, de nome Promoted Pins, só está, atualmente, disponível para empresas americanas e requer que, quem faz a publicidade, passe por um processo de candidatura antes de  ser possível aceder à plataforma de publicidade.

ms-vincent-ng-pinterest-ad-campaign
A plataforma de publicidade do Pinterest chama-se Promoted Pins

Para se candidatar tem de criar um Pin e submetê-lo ao Pinterest para aprovação. Depois de aprovado, é-lhe dado acesso à plataforma de publicidade e fica sujeito a várias regras e regulamentos que tem de seguir.

Pode ouvir o que  Vincent tem a dizer sobre todo o processo de construir uma campanha no Pinterest, incluindo a seleção das imagens e das palavras-chave certas.

ck-do-it-yourself-promoted-pins
O Pinterest permite-lhe selecionar imagens e palavras-chave para as suas campanhas de Promoted pins

Com os Promoted Pins, a  quem faz a publicidade é cobrado um custo por clique, mas não por repins. Tendo, assim,  todo um potencial para obter muito mais tráfego para o seu website, para lá do que inicialmente pagou ao Pinterest para se promover.

Fonte:  http://www.socialmediaexaminer.com/pinterest-traffic-with-vincent-ng/

Sobre Daniela Melo

Licenciada em Tradução, com Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador, Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial; Cursos de Tradução para Medicina – Diabetes, de Farmacologia, Clinical Trials and Medical; de Marketing Digital. Tradução de inglês e espanhol para português, com experiência em Farmacologia, Medicina Geral, Marketing e Geral. TranslationContent

Recomendado para si