Redes Sociais

Como utilizar o Instagram para promover os seus produtos

em

Utiliza as redes sociais para conseguir novos clientes?

Já experimentou o Instagram?

O Instagram consegue 15 vezes mais interação do que o Facebook, Twitter ou Google+. O que começou por ser apenas uma aplicação para partilha de fotos é agora um importante canal de vendas.

Este artigo fala-nos sobre como utilizar o Instagram para obter reconhecimento da marca e conseguir novos clientes. 

Descubra como utilizar o Instagram para promover os seus produtos.

» Definir uma grande base de comunidades

30 % dos utilizadores da Internet têm contas no Instagram e mais de metade das melhores 100 marcas mundiais estão no Instagram. É muito provável que os seus clientes (e potenciais clientes) também lá estejam.

São aqui apresentadas algumas maneiras de encontrar ou atrair esses clientes e adicioná-los à sua base de fãs.

1. Incluir hashtags para públicos-alvo específicos

As Hashtags são uma forma de agrupar ideias, conceitos ou conversas. Ajudam as pessoas a encontrar outras que publicam tópicos que lhes interessam.

Ao incluir as hashtags corretas nas suas atualizações pode, de facto, chegar a novos públicos interessados nos seus produtos. O segredo é utilizar hashtags que não só descrevam as suas imagens e o negócio, mas que sejam também ativamente pesquisadas e utilizadas no Instagram.

As hashtags ajudam a que o encontrem no Instagram.

2

Para encontrar as hashtags mais importantes para as suas atualizações pode utilizar um serviço gratuito online como o Iconosquare ou Websta. Estas ferramentas apresentam uma lista de hashtags populares com base nas suas palavras-chave. Faça uma pesquisa rápida para encontrar as hashtags mais populares relacionadas com o seu produto ou serviço.

3

Utilize essas listas para descobrir as principais 10-20 hashtags que se relacionam com o seu negócio, a sua marca, os seus produtos e anote-as no seu smartphone. Assim, pode sempre recorrer a essas independentemente de onde as estiver a publicar.

2. Aplicar os filtros corretos

A maior parte das pessoas não imagina como os filtros do Instagram podem influenciar a interação – utilizamos apenas o que nos parece bonito e publicamos. Mas o filtro que utiliza pode influenciar a interação geral.

TrackMaven publicou recentemente um estudo sobre fotos que tinham mais gostos e comentários com o filtro Mayfair, sem filtro ou com o filtro Inkwell.

Imagens com o filtro Mayfair ou sem filtro têm mais interação.

4

Naturalmente que o público de cada um de nós é diferente. O ideal é que experimente com vários filtros e utilize uma ferramenta de gestão do Instagram para o ajudar a saber qual é o mais popular na sua comunidade.

3. Publicar no horário de pico

Tal como em todas as redes sociais, saber quando é que a sua comunidade está mais ativa ajuda-o a definir a hora mais eficaz para publicar algo. O IconoSquare tem um relatório de otimização que identifica as melhores horas para publicar com base no seu histórico de publicações e respetiva interação.

O relatório expõe círculos pretos que representam as horas em que publica e círculos cinzentos que representam o nível de interação que essas publicações tiveram. Os círculos cinzentos maiores indicam a melhor hora para fazer as suas publicações com base na interação dos seus seguidores.

5

Verifique quando é que os seus seguidores estão mais ativos e publique nessas horas.

Este exemplo é da conta da Shopify. Por aqui é possível ver que as melhores horas para publicar, neste caso, são às 19h de sexta-feira e às 9h de segunda-feira, por estranho que possa parecer.

4. Interação com os seguidores da concorrência

Alguém que seja seguidor de uma conta de um concorrente seu é alguém com quem quererá conversar. Quererá apresentar-lhe o seu site, produto ou serviço, certo?

Esses utilizadores já mostraram interesse no seu produto apenas por seguirem a conta do seu concorrente. Encontrá-los e interagir com eles irá aumentar tanto o seu número de seguidores como de oportunidades.

Existem várias ferramentas que o podem ajudar a encontrar esses seguidores. Por exemplo, utilize JustUnfollow para procurar as contas de Instagram dos seus concorrentes pelo nome e terá uma lista de todos os que os seguem. Com essa lista comece a interagir com os seus novos potenciais clientes – siga-os e goste ou comente as suas fotos.

5. Trabalhar com Instagrammers populares

Um dos métodos mais eficazes de aumentar a sua comunidade no Instagram é pedir a um influenciador no seu nicho para destacar o seu produto. Ao contrário das outras técnicas, normalmente esta tem custos de publicidade associados – seja por pagamento ou envio de produtos para analisar – mas os resultados podem ser gigantes.

Cooperar com Instagrammers influentes vai impulsionar a sua conta.

A Yumbox pagou a um famoso blogger e Instagrammer de culinária para publicar uma imagem de uma Yumbox recheada de comida e com um link direcionado para a conta de Instagram da Yumbox. Só essa publicação duplicou o número de seguidores no Instagram da empresa e fez disparar o tráfego do site.

7

Para encontrar as maiores contas no seu nicho, utilize a pesquisa do Instagram e escreva as palavras-chave, hashtags e nomes de empresas. Quando encontrar e seguir uma conta forte, o Instagram oferece-lhe uma lista de utilizadores semelhantes que pode seguir.

Quando estiver preparado para seguir alguém verifique a conta de perfil do mesmo. Na maioria dos casos, facilmente consegue ver se uma conta aceita publicações patrocinadas ou análises de produtos. Muitas pessoas incluem uma nota a dizer que estão dispostos a trabalhar com marcas (por ex., “Para consultas comerciais, por envie e-mail para…”).

8

O Instagram ajuda-o a encontrar as contas mais populares no seu nicho.

Se os utilizadores não referirem especificamente que trabalham com marcas, envie-lhes um e-mail a perguntar se fazem análises ou publicações patrocinadas e qual a sua política para cada opção.

O custo das publicações patrocinadas ou das análises depende de uma variedade de fatores como o nicho e a dimensão do público. Geralmente, o custo é relativamente baixo comparado com outras opções de anúncios online e estas parcerias costumam resultar numa maior interação.

» Converter seguidores em clientes

A taxa de interação do Instagram é uma das melhores entre todas as redes sociais. A sua natureza centrada na imagem permite mais facilmente mostrar e vender produtos.

Depois de ter definido um grande público e ter conseguido a sua confiança é altura de converter esses seguidores em compradores. Eis três formas de o fazer:

1. Enfatizar a escassez

A escassez está relacionada com a lei da oferta e da procura – quanto menos há de algo, mais as pessoas querem esse algo. Os comerciantes e os profissionais de marketing praticam, por norma, este princípio sugerindo que os produtos ou os descontos vão acabar em pouco tempo.

Fox & Fawn, um vendedor nova-iorquino de roupas vintage, utiliza um método engenhoso para aumentar a interação e as vendas com esta tática da escassez.

9

A escassez é um método eficaz de converter seguidores em clientes.

A loja publica com regularidade várias imagens por dia, mostrando assim o seu inventário atualizado. Como as peças são vintage é habitual ter um stock limitado. Quando os seguidores vêm algo que gostam, têm de escrever um comentário a reservar a peça. Em seguida, o utilizador faz uma chamada indicando os dados do seu cartão de crédito e o nome no Instagram para completar a compra.

Beverly Hames da Fox & Fawn diz que, atualmente, 20-40% das vendas diárias são provenientes do seu público no Instagram.

2. Destacar novos produtos

O seu perfil do Instagram é um canal primordial para o marketing direto e é uma excelente maneira de expor os novos produtos.

A Packer Shoes definiu um público forte no Instagram com 54 000 seguidores e destaca frequentemente os produtos novos e exclusivos para gerar mais vendas.

Esta tática foi eficiente para a Packer Shoes? O diretor da Michael Packer diz “Podemos publicar algo no Instagram e literalmente dois segundos depois o telefone toca.”

3. Realçar a prova social

A prova social é um fantástico fenómeno psicológico em que os indivíduos assumem que as ações dos outros refletem o comportamento correto para uma dada situação. Por exemplo, se um amigo ou familiar seu lhe recomendar um produto, é mais provável que vá escolher esse produto em detrimento de outros.

Perto de 63% dos consumidores afirmam que compram mais facilmente a partir de um site que tenha algum tipo de prova social, como classificações e análises de produtos. As análises de produtos são 12 vezes mais fiáveis do que as descrições de produtos pelos seus fabricantes.

O vendedor online BlackMilk faz um trabalho excecional na apresentação de prova social incentivando os clientes a publicar fotos no Instagram e utilizando hashtags específicas. BlackMilk coloca essas fotos no site da empresa para que os clientes vejam a popularidade de um produto.

Há um par específico de leggings na sua loja com mais de 160 páginas de imagens criadas pelos utilizadores. Essas imagens são uma forte prova social visual para quando alguém visita o site e incentivam a comprar esse produto.

A prova social pode ser a diferença entre navegar e comprar.

10

O fundador da BlackMilk, Cameron Parker, diz o seguinte sobre os esforços para obter prova social da sua empresa no Instagram:

“Os clientes ficam muito orgulhosos por mostrar a sua individualidade e o seu estilo. Não foram as modelos que venderam os nossos produtos – foram as centenas de páginas com selfies de raparigas de todo o mundo, com diferentes formas e tamanhos.”

E você?

Reflita como quer alcançar o seu público e apresentar os seus produtos no Instagram. O resultado será um canal de publicidade com público-alvo que apresenta um forte fluxo de receitas.

Fonte: http://www.socialmediaexaminer.com/use-instagram-to-promote-products/

 

Sobre Daniela Melo

Licenciada em Tradução, com Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador, Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial; Cursos de Tradução para Medicina – Diabetes, de Farmacologia, Clinical Trials and Medical; de Marketing Digital. Tradução de inglês e espanhol para português, com experiência em Farmacologia, Medicina Geral, Marketing e Geral. TranslationContent

Recomendado para si