Conteúdos e Ferramentas

Como criar posts perfeitos nas Redes Sociais

em

Atualmente, os conteúdos de marketing são fulcrais para que a sua estratégia digital seja bem sucedida.  Mais do que ter uma presença ativa mo meio digital, precisa de assegurar a criação de conteúdos atrativos e relevantes para o seu público-alvo.

Crie conteúdos únicos, originais e diferenciadores para os diversos meios. Aposte em técnicas de copywriting para na criação de conteúdos textuais atrativos e não descure os conteúdos visuais pois as imagens são o tipo de conteúdo que gera maior parte do envolvimento com os nossos leitores/fãs/seguidores!

A MyCleverAgency desenvolveu uma infografia que explana algumas táticas para criar posts perfeitos em diferentes redes sociais (Blog, Facebook, Pinterest, Google Plus, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Tumblr, Twitter, Vine e Youtube). Nesta infografia também indicam quais os melhores ou piores momentos para publicar nas diferentes Redes Sociais.

Veja a Infografia “How to Create Perfect Social Media Posts”

Como-Criar-Posts-perfeitos-nas-redes-sociais--InfografiaFonte: MyCleverAgency

Aqui ficam as dicas sobre como criar posts perfeitos para diferentes redes sociais, segundo a MyCleverAgency!

►Blog

Título: O título deve ser cativante e deve captar a atenção pois é a primeira coisa que o leitor irá ler. Tenha em atenção que este deve ter até 70 caracteres e deve incluir algumas palavras-chave no seu início.

Primeiro Parágrafo: Este paragrafo deve conter alguma palavras-chave na primeira frase para captar a atenção do utilizador e para que estes saibam de que tratará o artigo.

Número de Palavras: Idealmente um post deverá ter entre 500 a 800 palavras. Desta forma, será longo o suficiente para passar a sua mensagem, mas não demasiado longo para perder a atenção de quem o está a ler.

Links: Inclua links ao longo do artigo para direcionar os leitores para outras páginas, para mais informação.

Imagem Relevante: Adicione uma imagem ou gráfico no seu post, assim irá criar maior envolvimento por parte do leitor.

Call to Action: Termine o post com um “Call to Action” como uma questão ou com um link para um outro post.

Partilha na Redes Sociais: Adicione aos seus posts botões para partilhar nas redes sociais, incitando os leitores à partilha.

►Facebook

Partilhe conteúdos positivos: Ser positivo gera maior envolvimento e mais partilhas.  Os conteúdos positivos são inspiradores!

Fixe posts no Topo (Pin Posts): Fixe o seu post mais recente/mais relevante no topo página para criar maior envolvimento quando os fãs visualizam a sua página.

Links: Se partilhar um link, recorra ao Bit.ly. Assim poderá monitorizar quantas pessoas clicam nesse link através do Facebook.

“Mobile Friendly”: Utilize imagens simples que possam ser facilmente percebidas nos dispositivos móveis. Isto porque 80 a 85% dos seus fãs iráo ver os seus posts a partir do seu telemóvel.

Esteja disponível: Partilhe posts quando o seu público está online e não apenas quando o seu negócio está aberto. Desta forma, irá garantir um maior envolvimento por parte dos utilizadores.

Interaja com os utilizadores: Não são apenas os posts que captam a atenção, os comentários e as respostas também. Interaja com o seu público e contrua relações através do diálogo.

Inclua imagens: Os posts com imagens são aqueles que geram maior envolvimento, por isso aposte em imagens visualmente atrativas (tamanho recomendado 800 x 600 pixéis).

Publique posts informativos: Os updates mais apelativos não revelam tudo imediatamente, fazem com que os utilizadores cliquem para ler mais, para saber mais…

► Google Plus

Faça Tag Marcas e de Pessoas: Fazer Tag de Marcas e de Pessoas é um boa tática, quando aplicável, dado que estas serão notificadas e, potencialmente, irão ter um maior envolvimento com o seu post.

“Trending Topics”: Esteja a atento aos conteúdos que representam tendências. Isso irá mostrar que a sua marca está atenta e publica os acontecimentos do momento em tempo real. Assim, irá contribuir para o aumento da visibilidade da sua marca!

Utilize Hashtags: Aumente o alcance da sua página, adicionando hashtags relevantes no seu post, como por exemplo,  #marketingdigital360. Lembre-se que o Google Plus adiciona automaticamente uma hashtag para os principais temas / tendências.

Imagens: Utilize imagens com a dimensão de 800 × 600 px (tamanho recomendado). Desta forma, os seus posts irão destacar-se daqueles que utilizam apenas imagens em miniatura ou links com thumbnails.

Comunidades: Encontre comunidades relevantes, envolva-se e participe ativamente. Assim, verá aumentar o envolvimento nos seus posts, pois todos têm algo em comum: o tópico da comunidade.

Interaja com quem comenta os seus Posts: O Google Plus não tem os utilizadores/fãs mais ativos, portanto quando obtiver comentários responda sempre e faça com que  o diálogo se estenda ao máximo.

► Instagram

Edição: Utilize outras aplicações como o Instafit (http://bit.ly/instafitphotos) e o InstaCollage (http://bit.ly/instacollagephotos) para melhorar as suas fotografias.

Legendas: Utilize legendas relevantes nas suas fotografias para captar a atenção das pessoas e inclua questões para gerar comentários.

Responda sempre: @mention (@menção): Pessoas que mencionaram em comentário. Faça com que os comentários se estendam ao diálogo!

Regra dos Terços: Coloque o assunto da fotografia em apenas dois terços do ecrã, o que fará com que se torne mais atrativo ao visualizar.

Vídeo: Os vídeos do Instagram têm a duração de 15 segundos. Portanto, certifique-se de que a sua mensagem é suficientemente concisa para passar a ideia do que pretende! Escolha uma imagem atrativa para o vídeo, de modo a aumentar o número de visualizações!

Utilize Hashtags: No Instagram há sempre algumas Hashtags que são tendência e que, volta e meia, regressam numa ou outra semana. Estar consciente das mesmas pode ser importante na sua estratégia para criar um maior envolvimento.

LinkedIn

Atualize o seu Status: Os posts no LinkedIn devem ser atuais, informativos, relevantes e atrativos para captar a atenção. Evite utilizar mais de 50 caracteres e faça questões para obter um maior envolvimento com a sua audiência.

Adicione um link: Ao adicionar um link ao seu post/upadate irá direcionar mais pessoas para o seu artigo.

Edite a descrição: Edite o texto de descrição, seja conciso e obtenha mais cliques.

Pesquisa e Análise: Conheça o target da sua audiência e adapte os seus posts em função desta. Os insights do LinkedIn são uma excelente ferramenta para esta análise! Analise os posts que publicou anteriormente, aprenda com eles e meça o envolvimento que obtiveram através dos comentários, partilhas, likes e cliques.

Interaja com o seu público: Quando obtiver comentários responda sempre e construa relações com a sua audiência. Mostre-se disponível para o diálogo, faça questões para incentivar a resposta e  a discussão de assuntos!

  Pinterest

Não utilize imagens de rostos: As imagens que não contêm faces humanas são 23% mais partilhadas do que aquelas que contêm rostos.

Cores: As imagens com cores dominantes (vermelho, preto, verde, cor de rosa) têm 3 vezes mais likes e repins.

Luminosidade e Cor: Imagens com 50% de saturação de cor têm 4 vezes mais repins do que aquelas que têm 100% de saturação e  têm 10 vezes mais do que as imagens a preto e branco.

Fundo: O fundo não deve ocupar mais de 40% da sua imagem, pois os repins podem descer cerca de 50%.

Utilize muito o vermelho: As imagens que utilizam vermelho ou laranja obtêm 2 vezes mais repins.

“Portrait style”: As imagens orientadas na vertical apresentam um melhor desempenho do que as verticais. Considere os seguintes rácios: 2:3 e 4:5.

► Tumblr

Conheça o tipo de posts: Tem 7 opções para selecionar, escolha aquele que é o mais adequado para o tipo de conteúdo que pretende partilhar.

Saiba com quem está a falar: É importante estar ciente da pessoa com quem está a estabelecer um diálogo para que possa interpretar claramente todos os sinais evidenciados. Por exemplo, o facto de alguém, a meio de uma conversa, colocar um ícone “a chorar” não significa necessariamente que está a chorar, esteja atento!

Tagar: Os utilizadores do Tumblr utilizam hashtags, tal como os utilizadores de outros social media. Portanto, faça uso das hashtags para que os seus posts sejam mais fáceis de encontrar.

Siga Pessoas: Desta forma estará mais informado dos últimos posts virais e sobre o que os outros estão a falar, e assim também irá encorajar os outros a segui-lo.

Escolha um bom tema: Um tema atrativo é um Tumblr de sucesso. Existem muitos temas gratuitos que pode selecionar quando está a começar. Normalmente, os temas mais simples são aqueles se tornam mais agradáveis de visualizar.

Like & Reblog: Faça like e reblog para assegurar que a sua presença na rede é ativa e visível. O Tumblr é uma plataforma muito interativa, portanto publique posts, goste e partilhe posts de outros!

Twitter

Fixe tweets: Fixe os seus mais recentes ou mais relevantes tweets no topo da página para criar um maior envolvimento.

Call To Action: Utilize Call To Action simples e claros para que os seus seguidores saibam o que fazer.

Pontuação: O Twitter permite apenas 140 caracteres por post, contudo não deve descuidar a construção gramatical por causa desta limitação. Evite a utilização de abreviaturas ou de textos com CAPS LOCK!

Encurte os URLs: Os links do Bit.ly geram a maior parte dos retweets, portanto encurte os seus links!

Formato: Utilize questões, factos e imagens para envolver os utilizadores e obter mais retweets.

Menções: Faça menções de influenciadores para que estes interajam consigo, e posteriormente, responda-lhes.

Retweet: Faça retweet conteúdos relevantes para a sua audiência, mas não se esqueça de deixar 20 caracteres para que os utilizadores possam deixar o seu feedback.

Adicione imagens o vídeos: Assim, irá garantir um maior envolvimento com o post que publicar!

► Vine

Hashtags: Descubra as Hashtags mais populares na rede e utilize-as para criar maior envolvimento.

“Infinite Loop”: Domine a técnica “Infinite Loop” (um vídeo que estará sempre em loop). Para o conseguir, a cena final tem de ter encadeamento com a cena incial.

Seja sensato: Não se apresse na criação dos seus Vines! Recorde-se de que tem apenas 6 segs para criar o vídeo, por isso leve o tempo que for necessário para criar algo profissional e com qualidade, pois no Vine não pode editar as faixas.

Encontre o seu estilo: As pessoas que se destacam no Vine são aquelas que têm um estilo definido e muito próprio. Pense sobre que gostaria de mostrar e retratar nos 6 segs que tem!

Tenha estilo: Compre um tripé. Um vídeo tremido pode ser aborrecido e poderá levar à perda de envolvimento.

Fundo com Ruído Visual: Este é, possivelmente, o elemento mais difícil de controlar. Quando está a filmar mantenha a mão firme e tente evitar ao máximo o ruído visual.

Re-Vine: Faça Re-Vine de Vines (de outros utilizadores) relevantes para a sua audiência e, desta forma, irá criar maior afinidade entre a marca e os influenciadores.

YouTube:

Upload: Quando está a fazer upload do seu vídeo, se quer que este seja partilhável, lembre-se de alterar o seu título! Nunca deixe passar um vídeo com um título MOV234.mp4, atribua um título que represente o conteúdo do seu vídeo.

Call to Action: Na descrição utilize um Call To Action para que os seus leitores saibam o que fazer a seguir, por exemplo, poderá querer adicionar um link para visitarem o seu website, pedir para fazer gosto no vídeo, partilhar ou comentar, entre outras ações.

Título: Este é o elemento que levará as pessoas a clicar e a ver o seu vídeo. Por isso, deve definir um título atrativo e cativante e, simultaneamente, informativo.

Descrição: Adicione mais detalhes acerca do seu vídeo para que este possa ser facilmente encontrado pelas pessoas. Utilize a descrição para adicionar links para o seu website ou para as redes sociais em que está presente.

Utilize Tags: Faça com que o seu vídeo apareça em destaque, perante um público mais alargado, utilizando tags e palavras-chave para que o seu vídeo apareça em mais pesquisas.

Agora que já tem as dicas, não perca mais tempo, comece hoje mesmo a publicar posts perfeitos em todas as redes sociais!

Preparado?

Sobre Ana Gouveia

Colabora na Web2Business (W2B) desempenhando, sobretudo, funções de Gestão e Coordenação da Formação, Marketing e Comunicação. MBA - Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e Licenciatura em Ciências da Comunicação - Universidade Fernando Pessoa.

Recomendado para si