Redes Sociais

5 dicas para aumentar o envolvimento com o Instagram

em

Com mais de 200 milhões de utilizadores mensais ativos, 60 milhões de imagens partilhadas diariamente e 1.6 biliões de “gostos” diários, o Instagram está a crescer a um ritmo espantoso e a esmagar as alternativas no que respeita a envolvimento da marca. De acordo com um estudo da Forrester, o Instagram consegue 58 vezes mais envolvimento por seguidor do que o Facebook e 120 vezes mais do que o Twitter. As oportunidades no Instagram não podem, simplesmente, ser ignoradas.

Se é novato na rede, a lutar para conseguir seguidores, ou se está preparado para passar ao próximo nível, estas dicas são para si.

1. Encorajar ativamente os fãs

O ingrediente secreto por trás dos níveis de envolvimento do Instragram é o UGC (conteúdo gerado pelo utilizador). As melhores marcas oferecem um fluxo contínuo de imagens expressivas, emotivas e inspiradoras – muitas vezes vêm diretamente dos seus fãs.

Para obter mais UGC basta pedir. Ficará surpreendido com a disponibilidade dos consumidores em se envolver com as suas marcas preferidas. Por exemplo, o Ritz-Carlton consegue UGC especiais pedindo aos seus hóspedes para partilhar fotografias com a hashtag #RCMemories. Os seguidores vêm a foto e pensam “Uau, gostava de ir ali!”. Para os hóspedes que participam o envolvimento é amplificado pelos “likes”, “re-grams” e comentários que as suas fotos recebem – é eficaz e uma verdadeira validação social.

Instagram 1

2. Distribuir “high fives”

Quando os seguidores partilham imagens da sua marca – utilizando a hashtag, handle ou mesmo uma tag de localização associada ao seu negócio – mostre que os vê com um “high five” social (por ex., com um comentário, um gosto ou um re-gram). Agradecer publicamente aos fãs encoraja-os ao envolvimento e também inspira outros a juntarem-se. Se pretender fazer re-gram de uma foto ou um vídeo, não se esqueça de pedir permissão e crédito ao fotógrafo, utilizando uma das muitas ferramentas de gestão de Direitos disponíveis.

3. Tornar o Instagram num ponto de partida

As linhas entre o e-commerce e as redes sociais estão a desvanecer e isso é sinónimo de boas notícias para as marcas no Instagram. Para conseguir o maior envolvimento social nesta forte plataforma, é importante conduzir os seus fãs do Instagram até ao seu website, com o menor impacto possível.

Esta estratégia funciona especialmente bem caso esteja a promover roupa, equipamento eletrónico, hotéis ou outros produtos que dependem das opiniões dos clientes. Ao potenciar a dinâmica social do Instagram, pode começar a pensar em formas de levar rapidamente os consumidores ao seu website, onde podem saber mais sobre os produtos que procuram. Mais tráfego traduz-se em mais sensibilização e consideração (e, naturalmente, mais receitas).

4. Fazer parcerias com influenciadores de Instagram

Os influenciadores sociais, muito conhecidos pelas suas enormes bases de dados de fãs e as super inspiradoras imagens, podem acelerar a sensibilização e o envolvimento quando lhes permitir chegar até ao vosso público.

Um exemplo relevante é o Ford Fiesta Movement, que colocou 100 “agentes” em Ford Fiestas e os enviou para documentar milhares de “missões” por todo o país. Eles encenaram uma largada de touros em Venice Beach com Guillermo Rodriguez do Jimmy Kimmel Live; fizeram videoclips utilizando o Fiesta como um instrumento; lutaram contra crocodilos; e postaram tudo nas redes sociais. De acordo com a Harvard Business Review, estes influenciadores geraram 50.000 pedidos de informação e venderam 10.000 fiestas nos primeiros seis dias de vendas.

Instagram 2

5. Incentivar o seu público

As campanhas UGC podem atingir níveis estonteantes de envolvimento se os fãs participarem em experiências memoráveis e ganharem recompensas gratificantes. Por exemplo, a campanha “This is AHH” da Coca-Cola convidava os utilizadores a publicarem vídeos deles próprios a desfrutar da bebida – com a perspectiva de aparecerem num anúncio televisivo que, consequentemente, trazia subscrições. Os seguidores submeteram cerca de 400 vídeos com a hashtag #ThisisAHH, todos partilhados pelas redes sociais como o Instagram.

O Instagram é uma enorme celebração visual e as marcas com maior envolvimento estão, rapidamente, a firmar-se como os melhores anfitriões. Conquistam entusiasmo, reconhecem os seus seguidores e lançam campanhas inesquecíveis para manter viva a festa. Faça as coisas de forma divertida, emocionante e gratificante para os seus seguidores se envolverem, e eles assim o farão.

Fonte: http://www.websitemagazine.com/content/blogs/posts/archive/2014/11/12/5-quick-tips-to-increase-engagement-on-instagram.aspx

Sobre Daniela Melo

Licenciada em Tradução, com Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador, Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial; Cursos de Tradução para Medicina – Diabetes, de Farmacologia, Clinical Trials and Medical; de Marketing Digital. Tradução de inglês e espanhol para português, com experiência em Farmacologia, Medicina Geral, Marketing e Geral. TranslationContent

Recomendado para si