Cloud e Produtividade

14 alterações no Twitter, Facebook e outras

em

Parafraseando Ferris Bueller, os social media passam muito depressa. Se não parar e olhar à volta de vez em quando, pode deixá-los escapar.

É por isso que, de tempos a tempos, é importante apresentar um resumo de alterações nas principais redes dos social media. Há sempre algo novo a aprender, estudar e experimentar nos social media, e nem mesmo as grandes redes sociais estão isentas desta regra.

Eis 14 alterações no Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Google+ e Instagram das quais todos podem beneficiar.

» Atualizações no Facebook

1. Procurar publicações antigas

A atualização mais recente no Facebook facilita a procura de publicações mais antigas. De acordo com esta rede social, era muito solicitada na Pesquisa no Gráfico Social uma forma de pesquisar publicações antigas pela Pesquisa no Gráfico Social.

“Deram muito feedback no Gráfico Social. Disseram que o mais importante era poder encontrar publicações que já tinham visto e agora não conseguiam. Com uma pesquisa rápida podem encontrar um vídeo engraçado do vosso curso, um artigo que andava para ler, ou até fotos do casamento dos vossos amigos no verão passado.”

1 facebooksearch

Esta atualização está a ser testada em US English para iphone e computador.
Já a viram em ação?

2. Publicações guardadas

Já vos aconteceu ver algo mesmo interessante no Facebook que gostariam de ler mas não têm tempo naquele momento? O Facebook deve ter-se apercebido que muitos de nós nos deparávamos com esse problema e, então, criou uma grande solução: Publicações guardadas!

Quando vêem uma notícia ou um evento interessante podem clicar no menu pendente e, rapidamente, guardar para ver mais tarde, assim:2 Screen-Shot-2014-12-03-at-11.52.25-AM

Quando tiverem disponibilidade para ver os arquivos que guardaram, podem encontrá-los no menu do lado esquerdo, a seguir ao vosso perfil.

Screen-Shot-2014-12-03-at-11.54.31-AM

Aqui encontrarão todos os seus arquivos guardados, que podem ler e gravar como preferirem.
Breve nota de privacidade: Apenas vocês podem ver os arquivos que guardaram para ver mais tarde.

 3. Salas para todos os gostos (Rooms)

Uma das apostas mais interessantes do Facebook é a Sala (Rooms) – uma aplicação do tipo de sala de conversação anónima que remonta aos primórdios da web.

Nas Salas podem criar locais para tudo o que vos interessa e convidar pessoas com os mesmos interesses. Cada sala é como uma reunião de fotos, vídeos e textos – não muito diferente do que se passa no Instagram ou Facebook -, com um tema definido por quem criou a sala.

Ao entrar podem ser-vos recomendadas algumas Salas, mas não poderão pesquisar Salas.

Isso é propositado, disse Josh Miller, Gestor de Produto do Facebook. “Apesar de contranatura, pensámos no facto de os browsers retro não oferecerem nada de novo nas primeiras comunidades da web – tinham de dizer ao Netscape exatamente onde queriam ir – por isso, porque iríamos oferecer nós?”, disse ele. “A nossa hipótese estava no facto de que se os locais na web eram difíceis de encontrar isso era uma funcionalidade e não um erro.”

Podem entrar numa Sala tirando uma foto ao QRcode da Sala:
4 IMG_1792-450x800

Depois podem procurar fotos e contribuir nos vossos temas de interesse.

5 IMG_1793-450x800
As Salas de Facebook parecem ainda um pouco misteriosas. Já as experimentaram?

4. Aplicação Mobile Groups Facebook

Grupos no Facebook é uma funcionalidade fantástica para estar em contacto com grupos específicos de pessoas que partilham os mesmos interesses. E agora podem experimentar isso com a nova aplicação móvel Grupos do Facebook.
Podem publicar atualizações, links e fotos nos seus grupos, começar novos temas de conversa, encontrar novos grupos para aderir ou até mesmo criar um grupo novo diretamente através da aplicação.

Ao entrar na aplicação móvel irão ver todos os seus Grupos do Facebook no mesmo local. Os grupos onde interagem mais estarão no topo e podem, facilmente, movimentar-se entre cada grupo.

6 groupsscreen-800x691

5. Botão “Comprar”

Já o encontraram por aí?

O Facebook já começou a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores clicar no botão “Comprar” nos anúncios e feeds de notícias e comprar um produto sem ter de sair do Facebook.

Se isto se propagar pode ser um grande bónus para os negócios gerarem vendas pelo Facebook, através do Feed de Notícias e Páginas.

7 10333105_1381867922088346_766341384_n

» Atualizações no Twitter

6. Procura de arquivo

Esta é das boas: Com o novo índice de Tweets do Twitter agora podem pesquisar por todos os tweets públicos desde o lançamento da rede em 2006. Por exemplo, vejam o primeiríssimo tweet da Buffer!

8 Screen-Shot-2014-12-03-at-11.38.31-AM

Para vos ajudar com este bónus, o Twitter juntou algumas opções na Busca Avançada, incluindo uma prática funcionalidade de intervalo de datas, que vos ajuda a localizar mais facilmente o que procuram.

9 Screen-Shot-2014-12-03-at-11.22.10-AM

Originalmente, o Twitter foi criado para apresentar o momento presente, por isso o serviço removeu todos os tweets do índice de pesquisa após uma semana.

“O nosso motor de pesquisa destacava-se por realçar as notícias mais recentes, os eventos em tempo real e a nossa infraestrutura do índice de pesquisa refletia este destaque pelo que era recente.”

Mas à medida que o serviço evoluiu, o Twitter tem melhorado a sua função de pesquisa com o objetivo de “permitir que as pessoas pesquisem qualquer tweet alguma vez publicado”. Agora que chegou esse momento, é engraçado olhar para trás e ver como todos desenvolveram o seu próprio estilo no Twitter.

Também podia ser vantajoso dar uma vista de olhos pelos vossos antigos tweets, só para terem a certeza de que não há nenhuma surpresa à espreita!

7. Partilhar tweets através das mensagens diretas

Uma alteração que pode ser útil para os gestores de social media e de comunidades, foi a recente possibilidade de partilhar tweets através de mensagens diretas.

Vejam neste GIF como funciona:

10 sharetweetDM_256co

A pessoa com quem partilham irá receber uma notificação e o tweet será exibido diretamente na conversa.
Isto representa um novo e eficiente canal para as equipas que trabalham remotamente, podendo assim partilhar informação sobre o que se diz na sua comunidade do Twitter.

8. Novos tweets na sua cronologia

Já devem ter ouvido algo sobre o Twitter estar a trabalhar num algoritmo que permita “vasculhar” no meio da gigante quantidade de conteúdo que é publicado todos os dias. Podem ver o que poderá ser o início dessa mudança nisto que o Twitter fez recentemente para mostrar alguns tweets de contas que não seguem na vossa cronologia.
Aqui o Twitter descreve como irá observar agora esta mudança na sua cronologia:

“Além disso, quando identificamos um tweet, uma conta a seguir ou outro conteúdo que seja popular ou importante, podemos adicioná-lo à vossa cronologia. Isto significa que irão ver tweets de contas das quais não são seguidores. Selecionamos cada tweet através de uma variedade de sinais, incluindo o quanto é popular o modo como as pessoas na vossa rede interagem com isso. O nosso objetivo é tornar a vossa cronologia ainda mais relevante e interessante.”

Ainda é muito cedo para falar sobre como isto poderá afetar os marketeers mas como refere a Marketing Land, “pode dar às contas com mais presenças de marcas um novo método de chegar às pessoas.
O Twitter já recompensa o conhecimento, a diversão e a oportunidade; agora, com mais serendipidade à mistura, essa tendência será alargada.”

» Atualizações no LinkedIn

9. Novas estatísticas sobre quem viu o vosso perfil

Já se questionaram como é que as pessoas que vêm o vosso perfil no LinkedIn vos encontraram? O LinkedIn diz-lhe. Com atualizações recentes à página “Quem viu o seu perfil” (no menu de navegação do Perfil), podem ver uns gráficos interessantes que abrangem o que faz online no LinkedIn e o efeito que isso gera na vossa visibilidade.

Vejam aqui um exemplo:

11

O LinkedIn vai passar para gráfico as ações que realizarem, como “fazer várias atualizações ao seu perfil; aprovar uma conexão; juntar-se a um grupo ou aumentar a sua rede”. Isso pode gerar um aumento específico no compromisso.

10. Nova interface de blog

Se habitualmente blogam ou voltam a publicar os vossos textos no LinkedIn, já devem ter reparado na recente interface em estilo de blog.

“A nossa nova experiência – simples, elegante e intuitiva – foi criada a pensar em vós. Qualquer que seja o vosso estilo, tema ou fundo, tornámos isto mais fácil do que nunca, para poder partilhar ideias com o mundo num simples comentário de blog.”

Eis uma apresentação da nova e minimalista estrutura:

12Antes já se tinha experimentado passar alguns dos textos de blogues para o LinkedIn e chegou-se à conclusão que o tempo que demorava a formatar tudo não compensava em termos de resultados. Mas se experimentarem esta nova função, irão ver que é mais rápida e intuitiva.

Para começar a blogar no LinkedIn vão ao vosso perfil, como se fosse para publicar uma atualização de estado, e procurem o ícone do pincel que vos levará para a estrutura de blogue.

Screen-Shot-2014-12-04-at-12.20.37-PM

» Atualizações do Pinterest

11. Faça Pin a partir do seu iPhone

Fazer Pin no Pinterest a partir do iPhone ficou muito mais fácil assim que o Pinterest atualizou a app do iOS e permitiu aos utilizadores adicionar o botão Pin ao telemóvel e fazer Pin diretamente a partir do navegador de telemóvel.
Após a atualização do telemóvel para o iOS 8, cliquem no botão Partilhar no Safari ou Chrome e vão clicando no Pinterest assim:

15

» Atualizações no Google+

12. Anúncios no Google Plus

Se são ativos no Google+ e publicam anúncios pelo Google Ads, esta recente alteração no Google+ pode ajudar-vos a duplicar a tarefa com um só texto.

O novo anúncio de +Publicações permite-vos transformar os textos do Google+ em anúncios que passam por toda a web.
As pessoas podem deixar um comentário, seguir a vossa marca, atribuir um +1 ou juntar-se a um Hangout diretamente a partir de um anúncio.

Podem testar se:

• A vossa página Google+ tiver, no mínimo, 1000 seguidores. (Precisam de ajuda com isto? Temos algumas dicas!)
• O vosso texto tiver conteúdo relevante para o vosso público.
• Tiverem optado por recomendações partilhadas para páginas do Google+.

13. Fixar publicações no Google+

Fixar publicações para ter a certeza de que têm a exposição máxima na vossa comunidade já é uma marca do Facebook e do Twitter. Agora podem, também, fixar uma publicação no topo do vosso perfil ou da vossa página Google+

Quando alguém visita a vossa página irá ver o conteúdo fixado no topo, acima de todas as restantes publicações, realçado pelo pequeno ícone verde.

16 Google-pinned-post-800x577
Para fixar uma publicação basta abrir o menu pendente de qualquer publicação pública e clicar no botão de Fixar.

Por enquanto só podem fixar a partir de um navegador em computador e os utilizadores de computador e Android irão ver as suas publicações fixadas (a Google diz que brevemente será compatível com iOS).

pin post google plus

Só pode ser fixa uma publicação de cada vez.

» Atualizações no Instagram

14. Edição de legenda

No domínio das pequenas mas poderosas alterações, o Instagram aplicou recentemente uma mudança, muito solicitada, que vos permite editar legendas das fotos publicadas.

18 tumblr_inline_neu8b9lBpJ1qm4rc3 - Cópia
Na foto que quiserem editar, basta clicar nos pontinhos do menu no canto inferior direito e escolher “Editar” nas opções que aparecem.  E Adeus erros!

Fonte: buffersocial

Sobre Daniela Melo

Licenciada em Tradução, com Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador, Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial; Cursos de Tradução para Medicina – Diabetes, de Farmacologia, Clinical Trials and Medical; de Marketing Digital. Tradução de inglês e espanhol para português, com experiência em Farmacologia, Medicina Geral, Marketing e Geral. TranslationContent

Recomendado para si