Notícias Marketing Digital

Dados e factos Web Summit

em

Dados e factos Web Summit

De 5 a 8 de novembro decorreu no Altice Arena e na FIL, na cidade de Lisboa o Web Summit 2018, o maior evento tecnológico do mundo. Nesta edição foi anunciado que Lisboa continuará a ser a cidade escolhida para a realização desta feira tecnológica nos próximos dez anos.

A abertura oficial da terceira edição realizada em Lisboa contou, para além do presidente executivo do evento Paddy Cosgrave, com alguns convidados especiais como Tim Berners-Lee, criador da world wide web, Lisa Jackson vice-presidente nas áreas sociais e ambientais da Apple, António Guterres secretário-geral das Nações Unidas e o primeiro ministro português António Costa.

Paddy Cosgrave

Nesta edição a Web Summit contou com três novos palcos, o DeepTech, dedicado a conferências sobre o impacto das tecnologias como a computação e a nanotecnologia na indústria e na vida quotidiana, o palco UnBoxed, onde críticos de tecnologia analisaram produtos eletrónicos e ainda o palco CryptoConf, dedicado ao debate das moedas digitais.

Em 2018 o Web Summit trouxe a Portugal algumas das personalidades de maior destaque na área digital e das novas tecnologias, cerca de mil e duzentos oradores, tais como Young Sohn, presidente da Samsung, Christopher Wylie antigo diretor da Cambridge Analytica, Greg Peters chefe de produto na Netflix, Gillian Tans Ceo da plataforma de reservas turísticas Booking, apenas para destacar alguns, partilharam com os participantes a sua visão e contaram um pouco da sua experiência nas respectivas áreas de atuação.

É um evento de networking por excelência, onde os cerca de setenta mil participantes podem encontrar oportunidades ou parceiros de negócio, para isso podem contar com a ajuda das novas tecnologias, a Web Summit disponibiliza a sua app gratuitamente, que para além de possibilitar aos participantes organizarem a sua agenda no evento, ou receberem alertas sobre conferências, a aplicação faz recomendações sobre quais as que mais lhe poderão interessar (baseada nas informações que cada participante insere na sua aplicação). Esta aplicação permite ainda iniciar chats com outros participantes, o que pode constituir uma oportunidade de negócio e de networking.

Este evento é também aproveitado por muitos empreendedores para dar a conhecer as suas empresas, este ano mais de mil startups candidataram-se para participar no PITCH (um concurso onde um júri escolhe a melhor startup), dessas, apenas cento e sessenta e oito foram escolhidas para entrar no concurso deste ano, cujo vencedor foi anunciado no último dia do evento no palco principal.

Na edição deste ano, nos diversos palcos foram debatidas questões relacionadas com tecnologia, em áreas como o ambiente, o desporto, a moda e a política.

Temas como a inteligência artificial as suas ameaças, benefícios e o seu verdadeiro potencial foram amplamente discutidos. Outros temas em destaque foram a proteção de dados e as denominadas “fake news”.

Também, como não poderia deixar de ser, em um evento sobre tecnologia, a segurança na Internet, a paz digital, e a forma como os riscos de segurança na Internet podem afetar a vida de pessoas e negócios em todo o mundo, tiveram especial relevância.  

A importância destes temas ficou bem patente na intervenção de Brad Smith, presidente da Microsoft, que partilhou com os participantes, o novo projeto da Microsoft para promover a paz digital mundial o “Digital Peace Now.”.

O evento contou com stands das maiores empresas mundiais nas respectivas áreas de negócio, tais como a IBM, Google, Amazon, BMW, Siemens, Mercedes, Samsung, Microsoft, etc.

Para os entusiastas do digital no palco Pandaconf foi possível ouvir especialistas como Marcelo Pascoa explicar as campanhas de marcas mundiais como a Burger King, ou ainda Adam Petrick falar sobre o trajeto e os desafios que a marca desportiva Puma enfrenta.

Nesta edição também pudemos ouvir Christopher Wylie, ex-diretor da Cambridge Analytica, falar sobre como a sua anterior empresa, utilizou dados de utilizadores do Facebook para influenciar o resultado das eleições norte-americanas.

Uma das ausências notadas, principalmente pelos fãs de desporto, foi a de Ronaldinho Gaúcho, que não pôde estar presente.

As denominadas “Fake News” foi outro dos temas debatidos, que de acordo com Ana Brnabic, a primeira-ministra da Sérvia, começam a ser um problema, pois influenciam eleições e estão a alterar a forma como a sociedade em geral olha os meios de comunicação social. Também sobre o assunto Mitchell Baker, que gere um dos maiores browsers de Internet do mundo, o Firefox, acredita que vai demorar ainda algum tempo até que exista uma tecnologia capaz de identificar estas notícias.

Estima-se que que este evento contribui anualmente com 300 milhões de euros para o país, mas existem outros dados muitos interessantes acerca da dimensão do Web Summit:

  • Em 2018 estiveram presentes no evento 70.000 pessoas.
  • Estiveram representados 159 países no Web Summit.
  • Marcaram presença 7.000 presidentes executivos.
  • Estiveram presentes 1200 oradores.
  • Foram cerca de 15.000 as empresas que marcaram presença.
  • Cerca de 1800 startups, das quais 67 eram portuguesas.
  • 1500 pessoas entraram com as credenciais de investidor

Paddy Cosgrave

O Web Summit foi acompanhado ao pormenor por 2600 jornalista de todo o mundo, e uma imensidão de dados e informação gerados durante o evento.

  • Foram lançados pelos meios de comunicação social portugueses 6 mil notícias sobre o evento.
  • Aproximadamente 72 mil pessoas acederam à app TV da Meo para acompanhar os temas abordados no evento
  • A home page da Sapo (media partner do evento) registou 30 mil visualizações e 30 milhões de impressões.
  • Foram visualizados 90 mil conteúdos de conferências em direto.

Durante os 4 dias, 160 profissionais estiveram diariamente a monitorizar a rede em permanência para que esta funcionasse na perfeição, sem haver falhas. Para além disto existem outros dados a considerar relacionados com a interação do evento:

  • O tráfego de dados atingiu o seu valor mais alto ao ascender a 88 terabytes.
  • Os participantes no Web Summit trocaram aproximadamente 180 mil mensagens.
  • Segundo a Altice Portugal, o tráfego de 156 TB registado desde 2016 é equivalente a 11 anos a ver filmes ou, mais concretamente, 66.500 filmes vistos de seguida.

Por fim, existem ainda outras curiosidades sobre o Web Summit 2018, como:we

  • O evento gerou mais 20,5% de movimentos Multibanco com cartões estrangeiros
  • Percorrer a Web Summit de uma ponta à outra, equivale a perder 78 calorias.
  • Foram servidos 363.000 cafés no evento
  • Em média cada participante caminhou 13.5km por dia

O encerramento do evento contou com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, que lembrou desafios passados e lançou um novo desafio para o futuro, dizendo “Depende de vós, usar a revolução digital para o diálogo, para a paz. Esse é o desafio, é difícil, duro, porque esta onda que está a atravessar o globo vai durar e é o oposto da revolução digital, o oposto do significado da revolução digital”. Acrescentou ainda que o digital é sobre a liberdade, abrir economias e sociedades, no entanto de acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, estamos a assistir precisamente o contrário, estamos a assistir a uma crescente onda de xenofobia, intolerância e fronteiras a fecharem-se.

Foi com este desafio que a edição do web Summit 2018 encerrou, no entanto com a certeza de que volta a Lisboa em 2019, com todos os temas atuais na área da tecnologia.

 

Sobre Marketing Digital 360

O conceito Marketing Digital 360 traduz a abrangência total e integrada de canais, técnicas e ferramentas que a Internet (enquanto plataforma comunicacional e maior fonte de informação do mundo) disponibiliza a pessoas e empresas. A integração das principais áreas de conhecimento do marketing digital representa oportunidades competitivas de excelência para os negócios, e proporciona mais e melhores resultados. O Marketing Digital 360 combinado com as técnicas de marketing tradicional descreve um modelo de negócio atual, dinâmico, eficiente e em constante evolução.

Recomendado para si