Internet

Trinta anos de world wide web

em

Parabéns Internet! Trinta anos de world wide web

Comemorou-se dia 12 de março de 2019  trinta anos, desde que Tim Berners-Lee enviou ao seu chefe, nos laboratórios do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) na Suíça, um documento intitulado “Information Management: A Proposal”, no qual sugeria um sistema em que fosse possível partilhar informação entre diferentes computadores, pois na altura era necessário estar ligado diretamente ao computador em que a informação estava armazenada para se ter acesso a ela.

tim berners-lee pai da internet

Enquanto trabalhava no CERN, Tim Berners-Lee inventou a WWW (Image: CERN)

A proposta mereceu apenas uma nota por parte do seu chefe da altura Mike Sendall, “Vague but exciting …”, vaga, mas excitante!!!

No entanto no final de 1990 Tim Berners-Lee tinha já desenvolvido todas as ferramentas necessárias para por o projeto em andamento, o navegador, o servidor e as primeiras paginas web.

Nos trinta anos que se seguiram muitas coisas mudaram na world wide web e como sublinha Tim Berners-Lee na sua carta anual de celebração desta data, muitas coisas mais irão mudar nos próximos anos, algumas terão um impacto positivo na sociedade e outras terão de merecer uma atenção especial da sociedade como um todo para que não se tornem um problema.

Aponta ainda os três maiores problemas atuais do mundo online, que de acordo com ele são o uso perverso da Internet (hacking, comportamentos criminosos e assédio); falhas de sistema que permitem que as pessoas tirem proveito para ganhar dinheiro através de “clickbait” e disseminação de desinformação; consequências negativas resultantes de um design benevolente que leve a um discurso polarizado e disruptivo online.

Este ano as comemorações tiveram lugar no sitio onde tudo começou no CERN na Suíça e contaram com a participação, como não poderia deixar de ser de Tim Berners-Lee, mas também de Robert Cailliau, investigador que também trabalhou no projeto da Web, Jean-François Groff, Lou Montulli ou Zeynep Tufekci.

Depois desta cerimonia Tim Berners-Lee viajou para Lagos na Nigéria onde participou em uma serie de conferencias e iniciativas de promoção do uso da internet.

O criador da world wide web  continua empenhado em alertar para as ameaças que a Internet trouxe e a urgência de fazer chegar a world wide web  a todos, como era o seu objetivo inicial.

 

 

 

Sobre Marketing Digital 360

O conceito Marketing Digital 360 traduz a abrangência total e integrada de canais, técnicas e ferramentas que a Internet (enquanto plataforma comunicacional e maior fonte de informação do mundo) disponibiliza a pessoas e empresas. A integração das principais áreas de conhecimento do marketing digital representa oportunidades competitivas de excelência para os negócios, e proporciona mais e melhores resultados. O Marketing Digital 360 combinado com as técnicas de marketing tradicional descreve um modelo de negócio atual, dinâmico, eficiente e em constante evolução.

Recomendado para si