Otimização Google

Como implementar Google Authorship e Google Publisher e ligá-los ao seu website

em

Sendo o Google o maior motor de busca à face do planeta, convém saber promover o nosso website usando o Google+.

Este artigo mostra como fazer a ligação Google Authorship e Google Publisher. Poderá visitar a documentação oficial para saber mais, ou em alternativa, seguir os passos deste artigo.

O que é o Google Authorship?

Google Authorship liga artigos escritos num website (no seu, ou em outros) com o perfil do Google do autor.

O código para o Google Authorship deve aparecer num artigo do blogue. Isto mostra ao Google quem escreveu um artigo e que ele(a) tem um perfil Google+. Eis um exemplo em baixo de como isto parece quando se faz uma pesquisa.

Byline de autor

Isto é como dizer “Fui eu que escrevi este artigo e aqui está um link para o meu perfil para que consigas ver mais sítios onde escrevi artigos e conhecer mais sobre mim”.

Isto é relevante para artigos, mas não tanto para páginas como o Sobre, Contactos, Produtos, etc, porque essas não precisam da ligação de Autoria Google. Pode no entanto decidir colocar Authorship na homepage, que será especialmente útil se for um website pessoal.

O que é o Google Publisher?

Google Publisher markup liga uma empresa/marca com a página Google+ sobre o conteúdo no website desta.

O código para o Google Publisher deve ligar a empresa/marca ao seu website. Isto é como dizer ao Google “Olha, esta é a nossa empresa e este é o website associado nas nossas publicações. Por favor liga o nosso website à nossa Google+”.

Assim sendo, o código deverá estar na homepage, ou em todas as páginas do website.

Implementar Google Authorship

A Google tem documentação oficial que mostra como fazer isto aqui. De seguida mostro a minha maneira de implementar isto, que será mais fácil se estiver a usar um website WordPress.

Passo 1
A primeira coisa a fazer é ter um perfil Google+. Se ainda não tem, vá a plus.google.com e crie um perfil. Vá ao seu perfil, clique em “Informações”, e na secção de “Contribuidor em” adicione um link do(s) website(s) onde é autor.

Eis o exemplo do meu perfil.

Perfil google plus contribuidor

Passo 2
Adicione um link dum artigo no seu website ao perfil Google+ de autor. O link será algo do género:

Escrito por <a href=”https://plus.google.com/profile_id?rel=author”>Nome de autor</>

O seu ID do perfil poderá ser algo parecido com o exemplo em baixo. Note que esta URL (hiperligação) poderá ter números ou palavras, dependendo se já reinvindicou uma URL personalizada do Google+.

URL de perfil Google+

Em teoria pode colocar isto manualmente no princípio ou fim de cada artigo, mas aconselho automatizar o processo. Se o seu website wordpress tem uma secção de biografia que aparece no final de cada artigo, basta adicionar o seu link Google+ em Utilizadores > O seu perfil (no seu painel de controlo do WordPress).

URL google+ no wordpress

Se o seu website não tiver este campo Google+, pode criar a sua própria bio ao implementar uma função que irá criar este campo no seu perfil (já mostro como fazer isto mais em baixo).

Passo 3
Tenha um Google Badge (Selo do Google+) no artigo ou na página, como forma de reinforçar a ligação, como autor, ao seu perfil Google+ pessoal, e para dar prova social e relevância do autor como tendo escrito o artigo. Copie o código fornecido e coloque-o na footer ou numa barra lateral através dum widget.

Selo Google+ de perfil pessoal

Passo 4
Verifique através da ferramenta de teste de dados estruturados (Google Rich Snippets Tool) se o seu código está bem implementado ao colocar a sua URL no campo disponível, como mostra a imagem. Ao clicar em “Pré-visualizar”, saberá se foi bem implementado.

Ferramenta dados estruturados

Automatize o código Authorship em artigos blog com uma caixa de Bio

Use esta função para automatizar o Autorship para os seus artigos. Isto funciona tanto para blogues que tenham só um autor como aqueles que tenham vários. Deve colocar este código no functions.php do seu tema.


// campos de contacto do utilizador
function ja_adjust_user_contact_info( $user_contact ){
/* Add user contact fields */
$user_contact[‘googleplusprofileid’] = __(‘Google+ Perfil ID’);
return $user_contact;
}
add_filter(‘user_contactmethods’, ‘ja_adjust_user_contact_info’);


//adicionar link de bio de authorship aos artigos
function ja_add_authorship_articles_info($content) {
$googleplus = get_the_author_meta(‘googleplusprofileid’);
$authorfirstname = get_the_author_meta(‘first_name’);
$authorlastname = get_the_author_meta(‘last_name’);
$articletitle = get_the_title();
if (is_single() && is_main_query() && in_the_loop() && $googleplus!=”) {
$content .='<div class=”ja-gplus-snippet”><p>Informação Autor Google+:</p><p>’.$articletitle.’ escrito por <a href=”https://plus.google.com/’.$googleplus.’?rel=author” target=”_blank”>’.$authorfirstname.’ ‘.$authorlastname.'</a></p><div class=”g-person” data-href=”https://plus.google.com/’.$googleplus.'” data-layout=”landscape” data-showcoverphoto=”false” data-rel=”author”></div></div>’;
}
return $content;
}
add_filter(‘the_content’,’ja_add_authorship_articles_info’);


//add googleapi for plusone
function googleapiparaplusone() {
?><script type=”text/javascript”>
(function() {
var po = document.createElement(‘script’); po.type = ‘text/javascript’; po.async = true;
po.src = ‘https://apis.google.com/js/plusone.js?onload=onLoadCallback’;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s);
})();
</script><?php }


add_action(‘wp_footer’,’googleapiparaplusone’);

Como funciona o código anterior?

A primeira função ja_adjust_user_contact_info adiciona um campo para poder colocar a sua ID do Google+ em Utilizadores > O seu perfil. É aqui que poderá colocar o seu perfil para si mesmo(a) ou para outros autores.

Campo google+ no tema

Todo o código anterior só é necessário se o seu tema não tiver um campo para preencher com a sua URL de Google+. Se tiver, não necessita usar o código acima e pode saltar este passo.

A segunda função ja_add_authorship_articles_info acrescenta uma caixa de Google+ no final dos seus artigos, que inclui título do artigo e o link do passo 2 anterior, com o requisito do ?rel=author. O código inclui também como mostrar um Google Profile Badge (selo de perfil do Google+).

Caixa de autor no final do artigo

A terceira função googleapiparaplusone adiciona o script da API do Google Plus necessário para mostrar o Google Profile Badge. Com isto feito, adicione um estilo CSS para ficar melhor apresentado. Eis o que pode adicionar para estilizar a caixa para ficar com o aspeto anterior.


.ja-gplus-snippet {width:460px; margin: 35px auto; border:8px solid #8FC0CC; border-radius: 10px;padding: 10px 22px;}
.ja-gplus-snippet p:first-of-type {font-weight: bold; text-transform: uppercase; margin-bottom: 10px;}

Google Publisher

Eis os passos que deve seguir para adicionar o Google Publisher ao seu website.

Passo 1
A primeira coisa fazer, se é que ainda não a fez, é criar uma página Google+ para a sua empresa. Preencha os detalhes e adicione a URL do seu website.

Passo 2
Adicione o seguinte código ao cabeçalho do seu website (header.php).

<link href=”INSIRA-URL-PAGINA-GOOGLEPLUS-AQUI” rel=”publisher” />

Ou pode colocar um link no texto da sua página web, para a sua página Google+.

<a href=”https://plus.google.com/plusPageID” rel=”publisher”>A minha página Google+</a>

A função em baixo adiciona o link do Publisher ao cabeçalho do seu website WordPress. Coloque isto no header.php.


function gplus_publisher_em_header() { ?>
<link href=”INSIRA-URL-PAGINA-GOOGLEPLUS-AQUI” rel=”publisher” />
<?php }
add_action('wp_head','gplus_publisher_em_header');

Passo 3
Agora vá à sua página Google+, clique em “Informações”, e na secção de Links clique no butão junto da URL do seu website. Um visto será exibido junto da URL do seu website. Não se assuste se o visto não aparecer de imediato, pois de acordo com o Google isto poderá ser instantâneo, ou levar alguns dias.

Website confirmado na página Google+

Passo 4
Faça uso do Google+ Page Badge (o selo do Google+) para incentivar interação e envolvimento entre o seu website e a sua página Google+. Se já adicionou o script da Google API do Plusone para o seu website (acima, na função maior), então agora só precisa de adicionar o selo “g-page”, que será isto em baixo.


<div class=”g-page” data-href=”https://plus.google.com/plusPageID”></div>

Pode personalizar melhor o selo na página do Google Badge.

Este selo/badge poderá ser colocado após um artigo, no footer do seu website, ou na barra lateral, que é como eu uso no website da agência.

barra_lateral_googlepage

Para adicionar este selo da sua página numa barra lateral, deverá ir ao seu painel de controlo WordPress, depois a Apresentação > Widgets, escolher um módulo de Texto, e colar o código fornecido da página do Google Badge.

Código google badge num widget

E com isto, sabe agora como implementar a Google Authorship e Google Publisher no seu website. Espero que este artigo o(a) tenha ajudado.

Sobre João Paulo Alexandre

O João é estratega digital na DesignPT, uma agência next-gen que usa marketing e criatividade em novas formas de envolver o consumidor moderno.