Cloud e Produtividade

Aumente a segurança da sua conta Google com a verificação em dois passos

em

 Depois de há alguns dias ter sido lançado um alerta relativo a uma base de dados disponível na internet, com 5 milhões de logins e passwords  do serviço Gmail (pertencente à Google), torna-se importante tomar medidas para evitar que os dados das nossas contas pessoais ou profissionais vão parar às mãos erradas.
Secure-gmail-account

Além de ser recomendável alterar todas as nossas passwords com relativa frequência, a Google disponibilizou há já algum tempo um método de segurança adicional.  Esta medida consiste na utilização de uma autenticação em dois passos, com recurso a um PIN adicional para autenticação.

Até há algum tempo atrás para nos autenticarmos num serviço Google bastava apenas ter um utilizador e uma password, dados estes que poderiam ir parar  às  mãos de alguma pessoa mal intencionada. Se ativar esta funcionalidade, terá de passar a introduzir um código para que a autenticação se realize com sucesso.

Este código terá de ser pedido sempre que pretender  entrar na vossa conta Google, uma vez que não é estático, está sempre a alterar.

Existem duas formas de ter acesso aos códigos necessários: ou é enviada SMS  para um dos números de telemóvel que definiu na sua conta, ou através de uma aplicação que está disponível para os principais dispositivos móveis (iPhone, Android e BlackBerry).

Com este passo adicional de segurança consegue garantir que mesmo que alguém tenha acesso aos seus dados de acesso, irão sempre precisar de ter acesso ao seu telemóvel ou smartphone, equipamento este que habitualmente deverá estar consigo. Assim,  consegue assegurar que só o próprio terá acesso terá acesso a sua conta Google.

loginpasso2

passo3

passo4passo5

Para ativar este serviço tem de aceder à  página de gestão da sua conta Google, e carregar em “Configuração” onde diz “Verificação em dois passos“. Configurar esta medida demora apenas alguns minutos, os passos necessários são explicados de forma simples e evolvem algumas coisas como indicar um ou mais telemóveis e algumas formas de recuperação para o caso de não ter acesso ao mesmo.

Assim. a Google eleva a segurança a um patamar mais elevado, tornando extremamente difícil alguém ter acesso aos seus dados.

Implemente já estas medidas antes que os seus dados vão parar às erradas!

Como viu, é muito simples, não é?

Sobre Ana Gouveia

Colabora na Web2Business (W2B) desempenhando, sobretudo, funções de Gestão e Coordenação da Formação, Marketing e Comunicação. MBA - Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e Licenciatura em Ciências da Comunicação - Universidade Fernando Pessoa.

Recomendado para si