Cloud e Produtividade

5 Dicas para Aumentar a Produtividade

em

Trabalhar muito não é necessariamente sinónimo de produtividade. Existem algumas “técnicas” (se lhes quiser chamar assim), que o ajudam a trabalhar de forma mais eficiente, transformando a sua semana mais produtiva.

Uma semana produtiva vai depender em grande parte, da capacidade de se focar nas tarefas que tem de realizar, alocando-as ao tempo concreto que tem em 5 dias úteis.

Aqui apresentamos 5 dicas par conseguir ter uma semana incrivelmente produtiva!

 1. Pare de Planear e comece a Fazer.

Perdemos imenso tempo na fase de planeamento de tarefas. Não que esta fase não seja importante, mas será que não está a perder tempo com demasiados pormenores que podem depois nem fazer sentido? Assim, em vez de estar a planear uma tarefa, comece a trabalhar nela de imediato. Enquanto está a preparar alguma atividade para o futuro, está também a arranjar uma desculpa para a não começar.

Por outro lado, a maioria das pessoas passa muito tempo em reuniões, quando poderiam estar a trabalhar… Para compreender como está a gerir o seu tempo, faça um mapa temporal e verifique quanto tempo perde em reuniões e em planeamentos. Poderá ficar surpreendido!

 2 Não tem que dizer “sim” a todos os pedidos.

“A diferença entre as pessoas de sucesso e pessoas muito bem-sucedidas é que as pessoas muito bem-sucedidas dizem não a quase tudo.” – Warren Buffet.

É mais fácil aceitar todos os pedidos que nos fazem. Dizer não a algum deles pode parecer que não queremos colaborar, ou que estamos a dar “parte fraca”, como se não fossemos capazes de o fazer. No entanto, cada vez que aceitamos fazer algo por alguém que traz pouco ou nenhum resultado, estamos a descontrolar o nosso tempo e acabamos por não fazer nada do que nos propusemos inicialmente. A forma de conseguir mais produtividade é saber exatamente o que temos de fazer e quando o podemos fazer.

 3. Não seja um perfeccionista.

Se continuar à procura da perfeição, pode demorar mais tempo para realizar as suas tarefas e, provavelmente, vai ser menos produtivo do que seria suposto. Ao ser perfecionista pode demorar mais tempo numa determinada tarefa e fazer com que as outras fiquem para trás. Isto poderá irritar o seu chefe!

 4. Esvazie a sua memória – Opte por registar as sias ideias.

Não dependa apenas da sua memória. Ela irá falhar quando mais precisar dela! Em vez disso, escreva as suas notas.

Existem centenas de opções para tomar notas – desde os mais convencionais cadernos ou blocos de notas em papel, ou até mesmo as mais atuais aplicações digitais como o  Evernote , Any.do,  e Wunderlist . Ao anotar tudo o que precisa ser feito na semana, vai conseguir ter uma melhor imagem do que precisa ser feito – e definir prioridades de acordo.

 5. Rever e medir as suas realizações.

Pouco antes de fechar a semana e se preparar para a próxima, reveja as suas realizações, juntamente com tudo o mais que precisava ser feito, para verificar o que realmente já foi efetuado. Volte para a lista de tarefas, e analise o que não foi capaz de fazer e porquê. Comemore as suas conquistas, reveja o que ficou adiado e tente aprender com os erros cometidos. Vai ver que estará mais bem preparado para ser produtivo na semana seguinte!

Sobre Marketing Digital 360

O conceito Marketing Digital 360 traduz a abrangência total e integrada de canais, técnicas e ferramentas que a Internet (enquanto plataforma comunicacional e maior fonte de informação do mundo) disponibiliza a pessoas e empresas. A integração das principais áreas de conhecimento do marketing digital representa oportunidades competitivas de excelência para os negócios, e proporciona mais e melhores resultados. O Marketing Digital 360 combinado com as técnicas de marketing tradicional descreve um modelo de negócio atual, dinâmico, eficiente e em constante evolução.