Cloud e Produtividade

Microsoft apresenta novidades Windows 10

em

A Microsoft anunciou ontem todas a novidades relativas ao Windows 10. Durante o evento foi apresentada e demonstrada a interface gráfica deste sistema operativo.

Segundo o website The Verge  Windows 10 será disponibilizado  gratuitamente  no primeiro ano, para  os utilizadores  os Windows 7, 8 e 8.1 , devendo “trazer consigo” a assistente pessoal, Cortana, para computadores e tablets. O Windows 10 pretende interligar diversos dispositivos  (PCs, tablets e smartphones) na mesma plataforma.

Foi também oficializado o projeto Spartan que será o novo browser da Microsoft, o qual irá tomar o lugar do Internet Explorer.

  “A Microsoft também mostrou mais pormenores para a próxima versão do Internet Explorer. O Projecto Spartan (nome de código) tem uma interface mais limpa e pode escrever-se diretamente em cima das páginas Web. Ou seja, fazer comentários independentemente de estar a usar um ecrã tátil ou não. Naquele momento, quando faz o comentário, é capturada uma imagem da página (os links mantêm-se ativo) e pode partilhar-se diretamente nas redes sociais tocando no botão “Partilha”. Esta versão do browser tem suporte nativo para PDFs e, como seria de esperar, o Cortana também está integrado e funciona de forma semelhante ao que conhecemos do Google Now (ou seja, está sempre a recolher informações sobre o que fazemos no sistema e na Internet e pode antecipar necessidades – por exemplo, avisar que o voo de um amigo está atrasado ou dar indicações para um local).”Exame Informática

O sistema operativo da Microsoft continua a integrar uma série de aplicações, destacando-se a de Fotografia que,  para além de integrar diversas correções automáticas, agrega todas as fotografias dos diferentes dispositivos de cada utilizador. O mesmos acontece com a aplicação de Música e a de  Pessoas.

A Microsoft também demonstrou como a Xbox integra com o Windows 10:

“A aplicação disponível no Windows 10 agrega toda a informação sobre os jogos que foram jogados, os amigos que partilham os mesmos jogos e a área “Atividade” junta os momentos mais importantes que decorreram dentro dos jogos do utilizador e dos seus amigos. É possível mandar mensagens em tempo real a partir de qualquer dispositivo e capturar clipes de vídeo dos jogos que podem ser partilhados rapidamente. “ –  Exame Informática

Quanto aos dispositivo, a Microsoft apresentou o Surface Hub, que se trata de um ecrã com 84 polegadas, apresentando um resolução de 4K. Este dispositivo, concebido para um ambiente profissional, integra câmaras, microfones, colunas, Wi-Fi, Bluetooth e NFC – um dispositivo pensado para um ambiente profissional.

O Windows Holographic foi a grande novidade! Consiste numa solução de realidade aumentada que recorre ao Microsoft HoloLens, clique aqui para saber mais sobre estes óculos inovadores!

Já na próxima semana a  Microsoft irá disponibilizar  uma nova versão teste do Windows 10! E esteja atento pois no próximo mês surgirá   versão para Windows Phone!

Fontes: Exame Informática || The Verge

Sobre Ana Gouveia

Colabora na Web2Business (W2B) desempenhando, sobretudo, funções de Gestão e Coordenação da Formação, Marketing e Comunicação. MBA - Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e Licenciatura em Ciências da Comunicação - Universidade Fernando Pessoa.

Recomendado para si