Estratégia Digital

Será que o marketing moderno ainda precisa do marketing tradicional?

em

O digital tem sido a base do moderno mundo do marketing. A sua revolução permitiu até aos negócios mais pequenos começarem a competir com as grandes marcas e, apesar de terem tido uma morte lenta até há pouco, devido aos canais sociais podem agora envolver-se diretamente com os seus clientes e promover gratuitamente o seu negócio.

digital-marketing

Uma grande parte de um orçamento para o marketing é, agora, gasta em marketing digital. Este estudo de Gartner estima que 51% das empresas pretendem aumentar a sua despesa digital em 2015, o que mostra como a revolução digital se revelou importante para o negócio.

Mas com tanto que se gasta em marketing digital para criar uma forte presença online, será que os métodos tradicionais ainda se adequam ao negócio dos tempos modernos?
O cara-a-cara foi trocado por muitas formas digitais e enquanto antes conhecíamos pessoalmente os nossos clientes e dávamos-lhes um aperto de mão, agora trocamos emails, tweets e mensagens no Facebook, muitas vezes sem os conhecermos no mundo real.

De facto, se por um lado os clientes acham mais vantajoso apenas escrever e clicar, por outro as empresas podem considerar que responder online é uma forma muito mais simples de apoio ao cliente.

Naturalmente, isto pode ser uma boa forma de se promover. Os clientes interagem consigo ao mesmo tempo que lhes presta apoio com uma resposta. Todos os seus seguidores podem ver a sua popularidade.

Mas será que esta interação irá levar a uma venda ou a um cliente?

Nos velhos tempos dos métodos tradicionais de marketing sabia com o que contar. Quer tivesse uma equipa de vendas no terreno ou um anúncio no jornal local sabia de onde vinham os seus clientes e o que procuravam.

Podia passar o tempo todo a falar do seu negócio e do que lhes podia oferecer e mesmo que não vendesse nada, pelo menos ficaria com informação para fazer um acompanhamento.

Um simples telefonema pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso no marketing, porque, no fim de contas, o verdadeiro lucro da sua despesa em marketing digital traduz-se no número de vezes que o telefone toca. De acordo com este infográfico as taxas de conversão de chamadas disparam após 5 minutos.

call-duration

Gerar vendas em tão pouco tempo é algo em que o toque pessoal do marketing tradicional sempre foi um campeão.

Apesar das rápidas conquistas que o mundo digital pode oferecer, existirá sempre a necessidade de publicidade impressa, uma boa equipa de vendas e, acima de tudo, alguém para atender o telefone após todos os seus esforços. Ter uma estratégia de marketing que conjugue o mundo digital com o tradicional será sinónimo de sucesso.

 

Fonte: http://www.creativedigest.co.uk/do-modern-marketing-methods-still-need-old-traditional/

Sobre Daniela Melo

Licenciada em Tradução, com Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador, Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial; Cursos de Tradução para Medicina – Diabetes, de Farmacologia, Clinical Trials and Medical; de Marketing Digital. Tradução de inglês e espanhol para português, com experiência em Farmacologia, Medicina Geral, Marketing e Geral. TranslationContent

Recomendado para si