Estratégia Digital

Marketing “Offline” VS Marketing Digital

em

Marketing, Marketing Offiline ou Marketing Digital?

O Marketing “Offline”, como muitos lhe chamam, e que para muitos está a “morrer”, rejubila e vai sempre assumir um papel importante nas empresas e com grande impacto na sociedade. O Marketing é apenas um, a base é única e acompanha os tempos e as tendências de forma evolutiva.

Considero até um ato de coragem quem tende a criar uma divisão entre o Marketing Digital e o “Offline” (tradicional). Marketing Digital é fruto da inovação e da evolução das “coisas” e das pessoas, onde o sucesso apenas é possível quando a visão é abrangente, 360 e tendo sempre como base as pessoas, o mercado com todos os seus intervenientes.

 O Marketing na sua forma tradicional ou “offline” como preferirem, servirá sempre e inevitavelmente de base em qualquer situação num investimento em Marketing Digital, são como duas disciplinas siamesas.

A aposta no Marketing Digital através do investimento e do foco das empresas, deve proliferar e abranger cada vez mais áreas do tecido empresarial em Portugal. Esta aposta sai beneficiada e com maior probabilidade de sucesso quando os seus intervenientes conseguirem, calma, paciência e cuidado.

  • Cuidado, por parte dos empresários, designers, programadores web e os restantes intervenientes no Marketing Digital, para que o investimento não seja insustentável e conduza ao insucesso e consequente conotação negativa para o Digital.
  • Calma, também para os intervenientes citados anteriormente. A aposta não deve ser desmesurada, só temos dois braços não podemos querer agarrar cinco coisas diferentes ao mesmo tempo, é como se tivermos apenas uma pessoa para gerir e criar conteúdos e diversas redes sociais, mesmo sem ser essa a sua tarefa principal na empresa. É necessária bastante atenção, trabalho, tempo e um acompanhamento minucioso.
  • Paciência, por parte dos empresários, que devem confiar na aposta, desde que assente numa base sólida e com uma estratégia e objectivos sustentáveis e definidos de acordo com a visão, missão e os objectivos da empresa. Os “frutos” (Resultado) vão aparecer a médio/longo prazo e será uma aposta certamente rentável.

 marketing-offline-vs-marketing-online-1

A atenção está cada vez mais voltada para o Marketing Digital, para a sua implementação nas várias vertentes e consequente consolidação da área e das suas práticas nas empresas de Portugal e do Mundo.

“…nunca foi tão importante investir em marketing, todavia, esse investimento deve ser bem ponderado para não se cair em “euforias digitais” ”Paulo Morais

Vai continuar a apostar em Marketing?

Leia o Artigo completo de Paulo Morais: http://www.marketingportugal.pt/artigos/marketing/faz-sentido-continuar-a-investir-em-marketing

Sobre Hugo Martins

Licenciado em Comunicação Empresarial – Marketing; A Frequentar o Master em Marketing Digital 360 na Web2Business – Formador: Dr Vasco Marques; CET em Gestão de Recursos Humanos; Formador Certificado) A desempenhar funções de Comercial na EDP Comercial | Projetos como Freelancer no âmbito do Marketing Digital | Representante Agente de Atendimento e Vendas da EDP

Recomendado para si